sexta-feira, março 08, 2019

Soberbos e mentirosos: deixe-os pra lá

      “Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira.Salmos 40.4

      Tenho receio de compartilhar textos assim, penso que na maioria das vezes não estamos preparados para seguir uma orientação sobre não respeitar algumas pessoas, mesmo que o salmista as chame de soberbos e mentirosos. Contudo, se houver de nossa parte temor a Deus, um coração humilde e que sabe amar, podemos discernir quem é quem e entender a vontade de Deus quando ele nos diz para não perdermos tempo com algumas pessoas. 
      Sob à luz do evangelho “não respeitar” não significa odiar, querer o mal ou fazer algum tipo de violência, mas simplesmente deixar pra lá. O que algumas pessoas dizem ou como elas nos tratam não merece que guardemos em nosso coração algum peso ou que mantenhamos em nossa mente qualquer preocupação. Dar retorno ao errado, seja por palavras, atitudes ou sentimentos e pensamentos mesmo que privados, é alimentar um mal que não nos pertence.
      Quem merece isso? Os de fato soberbos e mentirosos. Aqueles que desprezam o cristianismo, que nos consideram menores por vivermos uma vida de fé em Jesus, não merecem que percamos com eles nosso tempo, a pior soberba é a soberba espiritual. Precisam de nosso testemunho de vida na luz, mas não merecem que soframos com suas atitudes orgulhosas e preconceituosas que muitas vezes tentam nos atingir e magoar. 
      O texto também fala dos que se desviam para a mentira, também podemos aplicar a orientação com relação aos que se colocando como cristãos acabam se desviando para a heresia ou para o pecado, e não assumindo isso. Aqueles que assumem um posicionamento longe de Deus de forma clara, merecem mais a nossa atenção que aqueles que se dizem cristãos, mas na verdade não são e ainda querem ser honrados como se fossem. 
      A verdade é que aquele que é íntimo do Senhor discerne corações e espíritos, contudo, não devemos usar isso num jogo de poder para nos vangloriarmos ou humilhar os outros, mesmo que sejam soberbos e mentirosos. Devemos apenas não perder tempo, deixar pra lá e entregá-los nas mãos de Deus, o Senhor em quem confiamos e em que achamos felicidade. Forte é quem resiste ao ataque injusto, não quem o disfere ou reage a ele. 

      “Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.” Romanos 15.1-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário