segunda-feira, março 11, 2019

O pecado não tem que nos dominar

      “Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.Romanos 6.11-14

      A lei é simples, o que peca, morre. Sob a lei o homem podia obter perdão, mas era um perdão pela imperfeito, religava o homem a Deus através dos sacrifícios de animais no templo, mas não dava forças para o homem ser transformado e não pecar mais. Na graça, através, da morte e ressurreição de Jesus o filhos de Deus, temos perdão, mas além disso temos a presença permanente do Espírito Santo em nós que nos dá forças para não pecar mais. Isso não significa que o homem que faz a nova aliança da graça com Deus através do evangelho não peque, ele peca porque continua com o livre arbítrio. 
      Contudo, isso é, ou deveria ser, motivo para maior arrependimento, como novos nascidos não pecamos mais como homens com uma aliança meramente humana com o Altíssimo, mas com uma aliança espiritual. Com certeza isso deveria ser motivo para andarmos com muito mais temor, com muito mais santidade, bem, isso é o ensinamento da Bíblia, do novo testamento, do apóstolo Paulo. Mas ainda assim, o nome de Jesus é poderoso, mesmo pecadores egoistas e reincidentes, temos em Cristo um perdão eficiente para nos fazer novas criaturas, para nos curar de toda culpa, remorso, e nos dar a verdadeira paz. 
      O que ocorre é que muitas vezes não damos à nossa aliança com Deus através de Jesus o valor que ela tem, pecamos e assumimos um perdão superficial, não vemos o privilégio que temos em ter o Espírito Santo residindo permanentemente em nós, assim pedimos desculpas a Deus meio que da boca para fora, não de coração, não sentimos paz por isso o que nos deixa mais susceptíveis a pecarmos de novo. O que enfraquece um coração não é o prazer que o pecado pode dar, mas é a dor que fica de uma relação imatura com Deus, que tentará achar no prazer do pecado um consolo que não achou no perdão.
      Comece a semana achando um tempo para por o perdão em ordem, pare e faça uma oração séria, com uma auto-análise profunda do seu pecado, depois com uma valorização clara do perdão que Deus dá, para finalmente tomar posse da paz exclusiva desse perdão com todo o sentimento e com todo o pensamento. Só isso nos dará a força do ensino de Paulo quando diz que o pecado não terá domínio sobre nós, caso contrário continuaremos pecando, um pecado pior que o que cometia o homem debaixo da lei, visto que não pecamos mais só contra nosso corpo, mas contra o Espírito Santo que em nós habita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário