segunda-feira, março 25, 2019

Respeite o “sábado”

      “Mas se vós diligentemente me ouvirdes, diz o Senhor, não introduzindo cargas pelas portas desta cidade no dia de sábado, e santificardes o dia de sábado, não fazendo nele obra alguma, Então entrarão pelas portas desta cidade reis e príncipes, que se assentem sobre o trono de Davi, andando em carros e em cavalos; e eles e seus príncipes, os homens de Judá, e os moradores de Jerusalém; e esta cidade será habitada para sempre.Jeremias 17.24.25

      O contexto histórico do texto acima diz que se o povo de Israel obedecesse os mandamentos de Deus, então Deus abençoaria Israel com honra e prosperidade. Para o cristão, que segue o evangelho, leis mosaicas como guardar o sábado, não são mais mandamentos que devem ser guardados o pé da letra para que haja comunhão entre ele e Deus. Outros mandamentos, que dizem respeito à relação do homem para com Deus e para com outros homens, são cumpridos nos dois principais princípios do evangelho, amai a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo. Contudo, guardar o sábado nos ensina uma lição que pode ser praticada hoje e que abençoa o homem em todos os planos, físico, emocional e espiritual. 
      Que lição é essa? É a que nós seres humanos temos nossos limites e precisamos, sim, de vez em quando, de momentos sabáticos. O Espírito Santo, ciente dessa limitação e amoroso como é, naturalmente nos conduz a descansos ocasionais, isso não significa parar com tudo na vida, mas deixar em “stand by” (modo de espera) algumas atividades, justamente para que possamos dar mais relevância a outras. Assim é importante em primeiro lugar saber quando Deus nos manda parar, e depois obedecer essa ordem, sem o orgulho de achar que os outros podem nos julgar mal por isso ou de nós mesmos nos acharmos menos porque estamos descansando. 
      Se Deus mandou parar, pare, e confie, melhor fazer nada numa determinada área por um tempo que quebrar a cara e ser humilhado publicamente a ponto de não ter mais forças para fazer todas as coisas. Aos que trabalham nas igrejas e que gostam disso, parabéns, Deus conhece seus esforços e os recompensará no tempo certo, mas se Deus mandar que deem um tempo ou mesmo, numa situação extrema, que não façam mais algo, sigam a orientação de forma completa. O espírito no Espírito de Deus está sempre pronto, mas nossas almas e corpos não estão, precisam de “sábados”, antes que adoeçam, muitas vezes de forma irremediável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário