sexta-feira, maio 31, 2019

Sem dívidas, mas sem créditos

      “O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade; Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego; Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.” Romanos 2.6-11

      Acho que o apóstolo Paulo não concordaria com o tema desta reflexão, ele tinha certeza da qualidade de vida espiritual que praticava e não tinha receio de admitir isso, assim penso que ele diria que o cristão obediente a Deus deve entrar com as honras devidas na eternidade. Aliás, aproveitando o espaço, muitos cristãos atuais, cheios do politicamente correto e da falsa humildade, achariam Paulo arrogante, presunçoso, mesmo um chato, isso se as pessoas entendessem de fato os textos do apóstolo-teólogo, e não os venerassem como dogmas só porque estão na Bíblia ou são de “São” Paulo. Contudo, nesse caso, talvez aprendessem muito mais pelo Espírito Santo com a humanidade dos personagens bíblicos, que com as figuras heróicas que elas pensam ser esses personagens, romantismo que cabe em livros de ficção não nos ensinos de Deus no cânone bíblico. 
      Mas muitos hoje talvez não concordem com essa declaração, entrarei no céu sem dívidas, mas também sem créditos, eu, de todo o coração, penso e quero pensar assim, até o fim. Tenho certeza que se algo de bom fiz, fiz porque Deus me deu forças para isso, assim não fiz por qualidades ou forças minhas. Cada boa palavra que disse, cada gesto de misericórdia que ofereci gratuitamente, e como músico, cada peça que toquei, cada ministração que fiz, focado em Deus e não em meu ego, o fiz porque Deus me levantou para fazer. Caso contrário eu não teria forças pra sair da cama e olhar o sol, e tenham certeza, essas palavras não são força de expressão ou poetismo, são relatos de fatos. Sem créditos, nada acumulei de bom nesta vida, a não ser obedecer a Deus, e Deus, em sua graça, pede muito pouco de mim, ele sabe que sou limitado. 
      Mas também não tenho dívidas, Jesus as pagou na cruz, confessando e deixando meus pecados a cada dia, eu não devo nada a ninguém e nem preciso me sentir acusado. Assim, a glória é de Deus, não minha, e como é bom viver nessa certeza, o que fiz de errado, Deus me perdoou em Cristo, o que fiz de certo, fiz porque Deus permitiu. Caminhar assim nos deixa leves, sem qualquer tipo de obrigação como o homem, com a fama, com nós mesmos, com qualquer espécie de retorno deste plano físico. Se nada fiz aqui, nada preciso ou devo exigir em troca, sigo pequeno mas satisfeito, vazio mas cheio, sem medalhas, sem direito a elas, mas aprovado pelo general que é Cristo. Vejo Jesus encarnado um homen assim, sem compromissos, sem medo, mas ainda assim comprometido com a verdade do pai celestial, ainda assim amando sempre, ainda assim se entregando e até a morte, para que o pai fosse glorificado no filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário