segunda-feira, setembro 02, 2019

A porção de Jacó é o Senhor dos Exércitos!

      “Embrutecido é todo o homem, no seu conhecimento; envergonha-se todo o artífice da imagem de escultura; porque a sua imagem de fundição é mentira, e nelas não há espírito. Vaidade são, obra de enganos; no tempo da sua visitação perecerão. 
      Não é semelhante a estes a porção de Jacó; porque ele é o que formou tudo; e Israel é a tribo da sua herança; o Senhor dos Exércitos é o seu nome. 
      Tu és meu machado de batalha e minhas armas de guerra, e por meio de ti despedaçarei as nações e por ti destruirei os reis; E por meio de ti despedaçarei o cavalo e o seu cavaleiro; e por meio de ti despedaçarei o carro e o que nele vai; E por meio de ti despedaçarei o homem e a mulher, e por meio de ti despedaçarei o velho e o moço, e por meio de ti despedaçarei o jovem e a virgem; E por meio de ti despedaçarei o pastor e o seu rebanho, e por meio de ti despedaçarei o lavrador e a sua junta de bois, e por meio de ti despedaçarei os capitães e os magistrados. 
      E pagarei a Babilônia, e a todos os moradores da Caldéia, toda a maldade que fizeram em Sião, aos vossos olhos, diz o Senhor.” 
Jeremias 51.17-24

      Quando o povo de Deus se afasta de Deus, se rebela, adora falsos deuses no lugar do Deus verdadeiro, Deus disciplina seu povo. Na disciplina Deus levatanta Babilônia e a usa para escravizar seu povo, tirando dele Canaã, privando-o de liberdade, assim Deus fez com a nação de Israel no antigo testamento e assim, ainda que de forma metafórica mas real, faz conosco, filhos por Cristo, hoje. A disciplina do Senhor, contudo, tem objetivo bom e tempo para terminar. Quando aprendemos a lição Deus nos dá novamente liberdade, nos livra e nos honra. 
      O que é Babilônia para nós nos dias de hoje? Pode ser termos que suportar um emprego duro onde a remuneração é pequena e o patrão é difícil, pode ser termos que conviver com parentela arrogante que não nos trata com o respeito que queríamos. Mas em Babilônia somos escravos, e como tais devemos aceitar nossa condição e não nos rebelarmos. De Babilônia se sai humilde e obediente a Deus, contudo, ainda que Babilônia tenha sido usada pelo Senhor para corrigir os filhos de Deus ela não ficará impune por ter sido cruel com o povo do Altíssimo. 
      O que acontece é que passado o tempo de cativeiro, que pode durar anos, Israel de Deus sai livre e amadurecido, quanto à Babilônia, que oprimiu, humilhou, desprezou os filhos do Senhor, recebe no final o pagamento da justiça de Deus. Como isso se aplica a nossas vidas hoje? Pense, avalie-se, ore, mas aprenda, é muito melhor estar debaixo da disciplina como Israel que sob a justiça como Babilônia. Deus não toma como inocente os que machucam seus filhos, mesmo que debaixo de sua autorização. A porção de Jacó não são falsos deuses, ídolos de gesso, madeira ou metal, o Senhor dos Exércitos é o seu nome, e com esse não se brinca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário