domingo, setembro 08, 2019

O anjo do Senhor

      “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.” 
     Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.” 

Salmos 34.7 e 18


      O Salmo 34 é um dos textos mais confortantes da Bíblia, dá ao que busca e teme a Deus a certeza que o Senhor cuida dele de maneira especial. Mas eu queria chamar a atenção para dois versículos, o primeiro é o que cita o termo “anjo do Senhor”, o texto diz que o anjo acampa-se ao redor daquele que confia em Deus e o livra. É importante citar que a palavra anjo (que significa mensageiro) é usada em vários textos bíblicos, mas o termo “anjo do Senhor” pode ser traduzido como algo que vai além de um ser espiritual do bem, pode significar o próprio Deus ou mesmo Jesus antes de sua encarnação. 

      Seja como for, aprendemos com o verso 7 do Salmo 34 que uma presença espiritual enviada por Deus, do bem e poderosa, pode ficar ao redor, isso é, em todos os lados, alturas e posições em relação ao cristão encarnado, protegendo-o de males físicos e espirituais. Mas até que ponto acreditamos na realidade disso? Não somos só seres físicos, somos espirituais também, precisamos de experiências físicas e também de espirituais, isso não é insanidade, é integridade. 

      Crentes de linha pentecostal podem se habituar tanto a acreditar nisso que podem acabar vulgarizando uma experiência tão maravilhosa, por outro lado, crentes de linha tradicional protestante podem racionalizar tanto o cristianismo que acabam simplesmente não crendo nisso. Meus queridos e minhas queridas, é verdade, eu já senti e vi isso com olhos espirituais mais de uma vez em minha vida, protegendo a mim e àqueles que sinto de Deus de colocar sob minha cobertura espiritual de oração e vigília, anjos existem, são gigantes iluminados, que podem portar grandes espadas. 

      Importante: não cabe ao homem de maneira alguma orar diretamente a anjos, ou determinar diretamente a eles que façam isso ou aquilo, devemos pedir a Deus proteção e o Senhor, de acordo com sua vontade, ordena anjos. Mesmo que sintamos a presença de um anjo, que possamos vê-los com olhos espirituais, convém falar em espírito antes com Deus (em espírito o diabo não ouve), e no nome de Jesus expulsar demônios caso estejam presentes e pedir autorização a Deus para responder caso sejamos indagados pelos anjos. 

      Mas mesmo essa experiência é exceção, não regra, a regra é orar diretamente a Deus pelo poderoso nome de Jesus Cristo. Todo cuidado é pouco visto que o diabo é mentiroso e simulador, e mesmo sendo verdadeiro nenhum bem pode trazer ao homem. Contudo, com todos esses cuidados, o Senhor mostra aos que o buscam sua poderosa proteção usando anjos do bem ao redor de seus filhos, e em se tratando de batalha espiritual isso é de suma importância. 

      Guerra espiritual não se vence com armas humanas, intelectuais ou emocionais, mas espirituais, que depois se manifestam em nossos sentimentos e pensamentos. Eu tive que dar relevância também ao versículo 18 nesta reflexão, ele é a chave para o 7, quem tem proteção especial e poderosa de Deus? O humilde, o verdadeiramente contrito de coração, que não o é só de fachada, para exibir espiritualidade (falsa) só por vaidade ou autopiedade, mas que é de fato, diante de Deus, nas madrugadas solitárias da vida, homem e mulher quebrantado diante do Senhor, clamando dele sua atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário