domingo, setembro 01, 2019

Poder de Deus: evoca-lo ou invoca-lo?

      O tema que mais tira “aleluias” de grande parte dos evangélicos atuais, na maioria pentecostais, nas igrejas é o poder de Deus, por outro lado, sabendo que o tema agrada, é assunto de muitos pregadores, e muitos por pura conveniência. Mas por que os crentes gostam tanto do tema “Deus tem poder”, para que esse poder é evocado? O problema pode estar justamente aí, o poder é evocado, não invocado, sabe a diferença? Vamos achar várias definições dessas palavras, seguem algumas que podem nos ajudar a entender essa reflexão.
      Evocar pode ser chamar para fora, já invocar pode ser chamar para dentro (como eu disse essas são algumas das definições que podemos dar a essas palavras quando se referem a coisas espirituais). A grande maioria quer o poder de Deus para realizar milagres externos, não para experimentar milagres internos. No exterior está o nosso corpo se relacionando com o mundo, no interior estão nossa alma e nosso espírito relacionando-se com Deus e com o mundo espiritual. 
      Milagres exteriores mudam condições materiais, acessam provisões físicas, bens, dinheiro, posição social, mesmo alianças afetivas como casamento. Milagres interiores mudam nosso caráter, nossos valores, nos fazem seres humanos melhores, ao invés de nos darem conforto e status no plano físico. As conquistas no plano físico ficarão aqui após a morte, as interiores levaremos conosco e definirão nossa eternidade. Isso nos faz pensar sobre quais são as prioridades da maioria dos evangélicos atuais. 
      Muitos podem argumentar, “mas Jesus fez milagres físicos e disse que se tivermos fé faremos milagres maiores ainda”, sim, ele fez, e fez muito mais para convencer incrédulos infantis que para ensinar a sermos crédulos maduros. O maior milagre que o poder de Deus realiza é nos perdoar, sermos seres humanos como foi Jesus encarnado, em sua santidade, em sua misericórdia, em suas prioridades com suas relações com Deus, consigo mesmo e com as pessoas, deveria ser o maior milagre que buscamos pelo poder de Deus.
      Como cantamos sobre o poder de Deus, como dizemos que queremos estar perto do Senhor para adora-lo, como queremos sentir o poder de Deus, mas para quê? Para fugirmos da realidade em algum êxtase, para termos status de espiritual, para ganharmos providências materiais? Jesus nos chama para fora, não para dentro de igrejas, a maior intimidade do Senhor revelamos quando andamos pelas ruas, nas empresas, nas salas de aulas, não no “altar” cantando alto com um microfone na mão.
      Os milagres que cristãos maduros provam do poder de Deus é serem seres humanos melhores, não terem condições de vida material melhores, o poder de Deus quer nos fazer prioritariamente ser, não ter. Não que Deus não nos dê fisicamente o que precisamos para termos vidas dignas, mas temos que entender de uma vez por todas que essa não é a prioridade do Senhor para filhos maduros que querem ser como o Cristo encarnado.
       Digo sempre Cristo encarnado porque hoje Jesus é plenamente espiritual, mas quando viveu no mundo, há quase dois mil anos atrás, viveu como homem para nos ensinar como podemos agradar a Deus como homens encarnados neste mundo. Jesus encarnado com todo o poder de Deus que tinha não era rico, casado, um homem bem sucedido no molde, por exemplo, do rei Salomão. Jesus era simples, humilde, manso, ainda que com autoridade legítima de Deus, e materialmente tinha só o mínimo que necessitava. 
      Não, não somos todos chamados para ser apóstolos, missionários, pastores, e as definições bíblicas dessas funções se diferenciam bastante do que muitos acham hoje serem essas funções. Deus nos chama para sermos bem sucedidos também no plano físico, em nossas profissões, em nossos casamentos, sendo que nessas áreas podemos experimentar muito do poder de Deus (que se manifesta principalmente através de nossos esforços pessoais, não por intervenções sobrenaturais). 
      Quando desejamos tanto a manifestação do poder de Deus, analisemos com honestidade esse desejo, para que queremos esse poder? Segue texto de Mateus 10.21-23 que ensina a prioridade do evangelho, como faço aqui em grande parte das reflexões, cito texto bíblico como exemplo, sem fazer estudo bíbulo detalhado, algo que ao meu ver já foi feito muito nos púlpitos reais e virtuais sem que vejamos mudança na realidade de grande parte do povo evangélico atual. 
      A lição do texto é uma, a melhor manifestação do poder de Deus está em mudar o coração do homem não em enriquecer seu corpo: “E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades. Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário