segunda-feira, setembro 16, 2019

Ao anjo da igreja em Filadélfia

      “Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo. Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.Apocalipse 3.8-11

      A carta ao anjo da igreja em Filadélfia que está no livro Apocalipse de João o evangelista, é um dos meus textos bíblicos favoritos, parece escrita direta e especificamente para mim. A identidade dessa igreja é bem definida, ela tem pouca força mas é paciente e fiel, isso significa que ela não fez grandes obras em sua existência, não foi famosa entre os homens, mas ainda assim fez tudo o que pôde para obedecer a Deus. Ainda que uma igreja menos famosa, ela foi perseguida, os tais da “sinagoga de Satanás”, e isso identifica homens não “do mundo”, mas religiosos, de igrejas, que arrogam terem alguma autoridade espiritual, mas não têm, esses de alguma forma humilharam a igreja da cidade de Filadélfia.
      Assim, ainda que com pouca força a igreja cumpriu seu propósito e confrontou os maus, foi usada por Deus, pagando o preço do desprezo dos maus, por isso Deus disse que vingaria a causa da igreja, por isso Deus disse que aqueles que desprezaram servos seus obedientes seriam disciplinados por ele. O mais maravilhoso da honra do Senhor é que apesar de acharmos muitas vezes que ela está atrasada, ela vem no tempo certo, quando mais precisamos dela, no caso da igreja de Filadélfia, num momento terrível e derradeiro que afligiria o mundo. 
      O conselho final de Deus é simples, “guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”, em outras palavras, não façamos mais, nem menos, apenas o que podemos e que Deus nos manda, e às vezes é até necessário parar de fazer e esperar, esse bom senso livra-nos na pior hora. O que é de fato o “anjo”, a “igreja”, “Filadélfia”, os estudiosos levantam varias interpretações. O anjo pode ser um anjo mesmo, pode ser o pastor, o líder da igreja. Já a igreja pode ser uma igreja da cidade de Filadélfia da época em que João escreveu Apocalipse, pode ser uma fase da história da humanidade (interpretando as sete igrejas como sete momentos da humanidade) e pode ser também algo mais subjetivo, pessoas, de todas as épocas, diferentes, com chamadas diferentes de Deus, com maturidades espirituais distintas. 
      Enfim, eu penso que é tudo isso ao mesmo tempo e mais, assim eu posso me ver como sendo a igreja de Filadélfia e tomar as orientações que Deus dá a ela para mim, essa interpretação é uma das bênçãos da Bíblia, tomar um texto bíblico como orientações pessoais, indiferente do contexto histórico ou profético. Lendo a Bíblia com os olhos do Espírito Santo recebemos todo o alimento que precisamos de uma coletânea de livros que ainda que escritos por muitos que só conheciam o tempo em que viviam, que não tinham, em muitos casos, nenhuma pretensão profética (ainda que não seja o caso de Apocalipse, o texto mais profético de todos), podem falar a homens e mulheres de todos os tempos. A Bíblia foi, é e sempre será o livro mais importante de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário