domingo, setembro 22, 2019

Sede santos porque eu sou santo

      Santidade, pelo censo comum é o maior objetivo do cristão, ser santo é o objetivo maior do que segue o evangelho, por quê? Porque é a principal característica de Deus, sua identidade moral, e sendo assim os que dizem segui-lo também buscam ser santos. “Sede santos porque eu sou santo”, está no antigo testamento, Levítico 20.7, e no novo, I Pedro 1.16, filhos devem ser parecidos com o pai. Deus em Cristo, e só por meio dele é possível, nos chama à santidade, não nos enganemos, o cristão genuíno pode viver muito, lutar muito, sofrer muito, se desapontar muito, mas nunca perde seu objetivo maior, ser santo. 
      Não são só os cristãos que buscam santidade, as religiões orientais também buscam, monges hindus passam longos períodos em jejuns e consagrações, e mesmo espíritas e iniciados em magia usam práticas de “separação”, de santificação, para se prepararem para experiências mais íntimas com aquilo que pra eles representa o divino. O significado da palavra santo é separado, separado do comum, do mundo, dos prazeres carnais, dos vícios, dos demônios, da idolatria, santidade para o judeu da velha aliança implicava em obedecer varias regras, no corpo, na alma, no espírito.

      Contudo, podemos correr o risco de achar que santidade em si, nos dá créditos para obter favores de Deus, isso pode nos levar a buscar uma santidade por nós mesmos, e não como uma iniciativa de Deus pelo seu Espírito Santo em nós. Privar-se de coisas, sacrificar o corpo, submeter-se a tarefas duras ou repetitivas, promessas, podem ser só tolas tentativas carnais de se obter santidade, isso não santifica ninguém de verdade, pelo menos não confere uma santificação que de fato agrada a Deus. 
      “Misericórdia quero e não sacrifícios”, esse ensino está também tanto no antigo testamento, Oseias 6.6, quando no novo, Mateus 12.7, e revela a essência da vontade do Senhor para as nossas vidas. Com o tempo os judeus se tornaram meros legalistas e tiveram no farisaísmo o capítulo final de uma aliança envelhecida e que não era mais eficiente para levar o homem para Deus, contudo, evangélicos, se afastarem-se da liberdade do Espírito Santo podem também acabar num inútil legalismo, regras que regulam as aparências, mas que não transformam o coração. 

      Uma das bandeiras que o mundo mais usa (ou pelo menos usava) contra os evangélicos é que ser crente era simplesmente obedecer um grupo de regras, todas negativos de alguma coisa, como por exemplo, “não fumar”, “não beber”, “não falar palavrão”, “não usar roupa indecente”, “não frequentar certos ambientes” etc. Isso até tem uma base bíblica, os mandamentos mosaicos, mas também é interpretação equivocada de quem não teme a Deus e odeia o cristianismo, assim como culpa de cristãos que muitas vezes por serem superficiais acabam achando que ser santo é só dizer não a uma série de coisas. 
      Como já refletimos tantas vezes aqui no “Como o ar que respiro”, um dos maiores erros que cometemos na religião é querer aparentarmos para os outros algo que não somos e que nem precisamos ser, mas que porque se tornou uma tradição religiosa, um dogma, nos achamos na obrigação de seguir. Por quê? Porque isso nos dá a sensação se pertencimento a alguma coisa, nos dá o apoio de um grupo, nos confere identidade social e consequentemente nos faz ser honrados por pares. É preciso coragem e de fato colocar Deus acima de tudo para vencer essa carência social e vício religioso. 

      “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11.28-30), repetirei esse texto muitas vezes, um dos meus prediletos na Bíblia, uma verdade fundamental e profunda, remédio para muitas enfermidades emocionais, físicas e espirituais do homem. Se alguém quer agradar a Deus de verdade, a Deus, não aos homens, pode parar de tentar carregar fardo pesado, jugo injusto, porque isso é que é tentar agradar a homens com leis. Sejamos mansos e humildes, só assim teremos a santidade que tanto agrada ao Senhor. 
      Não desista de ser santo? Isso nem é preciso dizer, não para um convertido verdadeiro, um novo nascido de fato pelo nome de Jesus, esse nem o mundo, nem o tempo, nem o diabo, nem ele mesmo, nada poderá fazê-lo desistir de limpar suas vestes espirituais, de mantê-las alvas à espera do arrebatamento ou de um encontro pela morte com seu santíssimo Deus. Contudo, não se prenda a homens, tradições, religiões ou igrejas, ainda que faça parte de um grupo cristão e seja benção no meio dele. O fardo de Jesus é leve e seu jugo sempre suave, essa santidade é possível, agradável a Deus e libertadora para todos nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário