sexta-feira, setembro 13, 2019

Lidar com a vida é lidar com problemas

      “Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.Mateus 6.34

      A vida é um grande problema desde que o homem escolheu pecar, o Adão mítico fez isso mas todos nós, num determinado momento, também fazemos, cometemos nossos pecados originais e passamos a depender da salvação de Cristo para podermos ser filhos que Deus salva, cura e cuida. Não saber viver é não saber lidar com problemas, muitos muitas vezes sem solução, assim mais que saber resolver problemas é preciso saber viver com os problemas sem solução. Achar que tudo pode ser resolvido conduz-nos à insanidade religiosa, achar que nada pode ser resolvido conduz-nos a uma indiferença imoral. 
      Não, Deus não resolve todos os problemas para o homem, em suas vidas individuais ou no mundo, na sociedade como um todo, problemas que o próprio homem, não Deus, criou. Milagres são eventos especiais, e os verdadeiramente extraordinários, sob o ponto de vista humano, não são frequentes, ainda que o maduro espiritualmente saiba que vive num milagre constante à medida que anda sincronizado com a vontade do Altíssimo, e isso é ordinário, não extraordinário. Deus não funciona da maneira como muitos cristãos pensam, entendem da Bíblia e são ensinados por muitos púlpitos, não funciona mesmo. 
      Mas talvez o maior ato de fé seja termos que resolver a vida como reles seres humanos, e ainda assim glorificarmos a Deus a cada segundo por termos forças para fazer isso. Deus desceu à Terra uma vez, como Jesus, e salvou toda humanidade espiritualmente falando, e isso bastou, cabe a nós vivermos o melhor que possamos com a salvação em Cristo, essa é a realidade. Conseguir ser humilde e dependente de Deus mesmo sabendo que ele não descerá de novo à Terra para resolver nossos problemas é o que nos faz conhecer as verdades sobre a vida, sobre o universo, sobre o mundo espiritual, sobre Deus.
      Isso nos faz andar num equilíbrio, entre uma vida ociosa no mundo, ainda que frequente na religião, por acharmos que nossa religiosidade pode ganhar não o céu, mas o mundo, e uma vida de trabalho excessivo no mundo, desprezando a religião, por achar que Deus não existe e que os que creem nele são vagabundos e ignorantes. Mas não se desespere se a afirmação desta reflexão te surpreendeu, você pode ou simplesmente despreza-la, ou aceitar a verdade, fazendo a cada dia o teu melhor e ainda assim tendo humildade para adorar a Deus como criador e Senhor sobre tudo convicto que terá que dar a ele satisfação na eternidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário