sábado, setembro 28, 2019

Pelo que você chora?

      “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” 
Romanos 8.26

      “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” 
Efésios 4.30

      “Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” 
I Coríntios 6.18-20
 
      “E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.”
Gálatas 4.6

      Pelo que choramos, o que nos leva aos prantos de tanto nos machucar? Nada? Alguns nem choram mais, secaram-se as lágrimas, não têm forças mais para subirem do coração e desaguarem nos olhos. Muitos, por terem sido machucados demais, outros por terem machucado muito, alguns por terem sido tão reprimidos com violência e desrespeito aprenderam a segurar o choro desde crianças. Muitas pessoas, contudo, parecem chorar por tudo, mas quem chora por tudo não chora por nada, pois nada é tão importante que merece lágrimas especiais, pra essas o choro tornou-se algo vulgar, para o qual os outros nem ligam mais. O certo é que a maioria de nós chora quando se sente vítima, é vítima dos outros, contudo, o maduro olha para si mesmo, nesse aspecto, e reconhece que o maior agressor é ele mesmo, contra os outros? Sim, mas bastante contra si mesmo. 
      Um choro que agrada a Deus, que nos faz crescer é aquele que experimentamos quando reconhecemos nossos próprios erros, quando nos frustramos com a nossa repetição de pecados, que machucam os outros, nos machucam e ferem o Espírito Santo de Deus que nos habita. Como esse choro é impor, como pode mudar nossas vidas para melhor, sentirmos com todo o coração o quanto somos maus, injustos, invejosos, rancorosos, o quanto somos agressores. Foi dito que sempre que um cristão erra de forma mais contundente ele crucifica Cristo novamente, pois ele volta para uma posição do início de sua conversão, nega a aliança que fez com Deus logo que nasceu novamente, volta atrás com o pacto de arrependimento e deixar o erro. Mas somos assim, todos nós, e Deus é amoroso e fiel com sua promessa, que em Jesus sempre acharíamos perdão e paz. 
      Se você nunca fez isso, ou se fez há muito tempo, na próxima vez que orar e se entristecer com o mal que os outros fazem a você, pense no mal que você faz aos outros (e a si mesmo e ao Espírito Santo), mas pense com profundidade, sinta com todo o coração. Pare, respire fundo e clame por mudanças, não se acostume com seus erros, mude de ideia, volte ao primeiro amor, se fizer isso, com lágrimas, deixará de só ter que confessar todos os dias o mesmos pecado, mas será liberto dele, de uma vez por todas, enquanto vigiar e se colocar no centro da vontade de Deus para sua vida. Se achar que não sabe chorar, saiba que o Espírito Santo sabe, e isso é uma benção libertadora que os que priorizam um cristianismo só intelectual (como se isso fosse possível), que negam os dons espirituais para os dias atuais, os protestantes tradicionais, para ser bem claro, perdem. 
      Emocionalismo demais também não é certo, princípio quando simula espiritualidade ou é só manifestação imatura, mas se buscarmos a Deus com todo o coração seu Espírito nos conduzirá a um quebrantamento verdadeiro, profundo e de fato transformador. Muitos se emocionam com tantos coisas, mas nunca choram pelo mal que eles mesmos fazem, só rápidos para serem vítimas, mas lentos para se assumirem como agressores. Muitos riem enquanto o Espírito Santo chora, e muitos se alegram mesmo em cultos e períodos de música de louvor, enquanto deveriam chorar por si mesmos. Muitos se acostumaram com a prostituição, principalmente essa moderna, virtual, na frente de uma tela de celular ou computador, em segredo, que suja a alma do mesmos jeito é que machuca o Espírito do Senhor. É tempo de choro, e do choro melhor, antes que o mundo entre em seu tempo pior e derradeiro e o arrebatamento ocorra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário