terça-feira, setembro 17, 2019

O que é orar?

      “Eu e o Pai somos um.João 10.30

      Falar com Deus?
      Pedir coisas ao Senhor?
      Agradecer ao Pai pelas coisas recebidas?
      Orar é colocar-se em sintonia com o Altíssimo.
      Sintonizados podemos viver sincronizados com Deus.
      O versículo inicial parece pequeno demais e não tão adequado para o tema oração?
      Pois não é, aliás as maiores e mais profundas verdades são declaradas assim, em poucas palavras. 

        Radiotransmissão, pensemos em seu funcionamento, tem-se um emissor que transmite áudio numa frequência de onda e receptores que conseguem sintonizar a frequência específica do emissor e receberem o áudio transmitido. Existem muitos emissores, e se não se fizer a recepção da sintonia desejada se receberá o áudio indevido, quem procura ouvir uma rádio gospel, por exemplo, se sintonizar o rádio de maneira errada, pegará uma rádio funk, ou mesmo a rádio gospel, mas com qualidade ruim, cheia de ruídos. Bem, essa é uma metáfora muito boa para entendermos a oração.
       Estarmos sintonizados com Deus é algo que deveríamos estar o tempo todo, não só nos momentos de oração, mas vamos entender melhor o que é essa sintonia. Para se colocar nessa posição espiritual é preciso santidade, confessar e deixar pecados apropriando-se do perdão exclusivo de Cristo. Sintonizar-se é se colocar verdadeiramente como humilde, deixando em primeiro lugar que Deus e depois os outros apareçam antes que nós, é morrer, é abrir mão, é calar a alma antes que declarar longos discursos. Sintonizar-se com Deus é deixar nosso lado espiritual ter prioridade sobre a carne, sobre nosso ego vaidoso. 
       Mas tanto a santidade quanto a humildade têm que ser verbalizadas com convicção na presença de Deus, assim nos sintonizarmos com Deus é algo ativo, voluntário, sincero e corajoso. Enquanto outras religiões e práticas buscam meditação como algo passivo, se deixando levar por “forças espirituais desconhecidas”, uma comunhão mais íntima com Deus implica numa experiência ativa de trabalho e esforço, querendo, buscando e chegando na presença única do único Deus, e de mais ninguém. É claro que só isso não basta, a nossa vontade, por mais sincera que seja, só bate na porta, é Deus quem vê nossa intenção e abre a porta para que possamos entrar. 
      A sintonia de Deus existe numa frequência espiritual altíssima (e por favor entendam que estou usando esse termo de física acústica como uma simbologia), uma frequência acima de nós mesmos, dos nossos medos e problemas, dos homens, dos demônios, dos diabos, dos anjos, só o convertido tem direito a essa sintonia, somente o Espírito pode nos colocar nessa frequência. Nessa posição todo o nosso ser é libertado, corpo, alma, espírito, tudo em nós é posto numa rocha superior, que nos cura, nos enche de paz e de fé. Nessa posição a fé genuína é efeito, não causa, porque todo o processo é de Deus, não do homem, é importante reconhecer isso com convicção. Isso entroniza Deus em nosso homem interior. 
      A magia, o esoterismo, principalmente as religiões orientais (também a Cabala, a ioga ocidental do judeus) entendem esse princípio que o cristianismo não foca ainda que pratique (se focasse poderia dar mais importância à ferramenta que ao objetivo dela, à oração e não a Deus). Contudo, usando esse princípio sem Jesus, magos e místicos conseguem no máximo comunicação, sincronia, com os seres espirituais do mal. Ioga e outras práticas de meditação, que parecem ser só relaxamento para o corpo e o mente, são iniciadores de sintonia com o mundo espiritual, não nos enganemos com elas, o objetivo delas é o diabo, não Deus.
      Sintonizados com Deus podemos conhecer sua vontade e nos colocarmos em sincronia com ela, estarmos harmonizados com Deus. Sincronização é vibrar na mesma frequência, isso nos permite falar o que Deus quer que falemos, andar onde Deus quer que andemos, pensar e sentir o que Deus quer que pensemos e sentimos. Nessa sincronização os milagres acontecem naturalmente, viver se torna um milagre, nada mais é extraordinário mas ordinário, Jesus encarnado vivia sintonizado em Deus e plenamente sincronizado com a vontade do pai. 
      Sincronizados com Deus sabemos o que pedir porque o Espírito Santo nos mostra o que pedir e pedindo certo nós recebemos, assim orar não é mais só pedir qualquer coisa a Deus para trocar com fé e outros créditos acumulados. Orar é saber de Deus o que ele quer nos dar, e isso não se compra ou se merece, só se recebe e se agradece. Sintonizados com Deus se agradece mais que se pede, o Senhor é glorificado, não nossa fé, numa experiência constante de sincronização espiritual com o Altíssimo, numa perfeita harmonia com o pai. 

      “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um.João 10.27-30

Nenhum comentário:

Postar um comentário