quinta-feira, setembro 19, 2019

Sejamos nós instrumentos de justiça

      “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartosMateus 5.6

       O universo é justo, a vida é cega, Deus é misericordioso, mas o homem é injusto. Explico: o universo, para todos os homens, cristãos ou não, filhos ou meras criaturas de Deus, de qualquer raça ou classe social, respeita no plano físico, nesta existência material, a lei da causa e efeito, ou em outras palavras, colhe-se o que se planta. Isso, se não a curto prazo, mas no momento certo, se constata, e quem tiver olhos espirituais verá. A vida é cega, não diferencia ninguém, ainda que alguns pareçam ter condições materiais, financeiras, melhores, todos sofrem, todos se sentem insatisfeitos.
      Deus é misericordioso com aqueles que o buscam em Jesus, isso significa que ele nos os trata conforme suas obras, mas pela fé que depositam em Cristo, contudo, essa misericórdia se realiza principalmente (para não ser extremo e dizer somente) nas bênçãos espirituais, na paz pelo perdão, que cura a alma e que dá salvação na eternidade. O homem, todavia, é injusto, todos eles, desde o menor socialmente até o mais poderoso, isso faz com que uma grande maioria sofra faltas, crueldades, desprezo, uma injustiça que protege alguns e que maltrata muitos outros. 
      O versículo inicial, contudo, como toda a parte do sermão das bem-aventuranças da qual ele faz parte, é como óleo na barba do homem de Deus, como água fresca e pura num deserto, como a sombra boa de uma figueira ao meio-dia, consola-nos e cura-nos, nos dá toda a esperança necessária para seguirmos com ânimo. Fome e sede de justiça, termos mais que apropriados, porque é assim mesmo que nos sentimos diante da injustiça, famintos e sedentos de uma ação superior que nos faça justiça. Não é errado ter esse forte desejo, essa necessidade, o que não podemos é querer e fazer justiça com as próprias mãos, isso é vingança e a maior e verdadeira vingança não pertence ao homem, mas sempre a Deus. 
      Todo injustiçado consciente que esperou em Deus, assim como os inconscientes mas inocentes, e existem muitos inocentes no mundo que sofrem sem merecer e sem que ninguém faça nada para ajudá-los (como crianças e seres humanos mal nutridos e flagelados em países em guerra dentre outros), todos esses serão fartos, é promessa de Jesus e eu creio. Assim, quem acha poder fazer e acontecer, onde, quando e o que quer, pensando que nunca será punido, descoberto ou cobrado, a esse o evangelho diz, seu momento vai chegar. Quanto aos injustiçados, esperem em Deus, não percam as esperanças, e nós, que temos alguma potência, sejamos instrumentos de justiça, pois a justiça de Deus neste mundo de homens se faz, em primeiro lugar, com e através de homens senão justos, justificados em Cristo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário