terça-feira, outubro 22, 2019

Buscar a Deus deveria ser um fim em si mesmo (Parte 1)

      “Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas; Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas.Mateus 12.39-41

      Buscar a Deus deveria ser um fim em si mesmo, aceitá-lo, adorá-lo, conhecê-lo já nos deveria bastar, e não só como contemplação passiva, mas isso deveria ser o suficiente para que quiséssemos agrada-lo e servi-lo, pelo simples fato de estarmos em sua presença. Contudo, como as pessoas usam a fé para conseguir de Deus alguma coisa, como buscam a Deus com segundas intenções, como acreditam que se Deus não fizer um milagre físico ele não é Deus, aliás, pregam e buscam Deus só por isso, porque tem poder para manifestar bênção no plano físico. 
      Eu me pego assim muitas vezes, quando surge um problema, quando tenho que decidir sobre algo que me dará um retorno material, penso, “preciso buscar a Deus, preciso PEDIR isso a ele”, como se Deus fosse um caixa de banco e nós, correntistas com um crédito imenso a ser descontado (ainda que eu use a obra de Cristo como direito para que eu tenha esse crédito). Sim, o crédito existe, em se tratando de perdão espiritual, mas quando cresceremos, deixaremos de ser filhos meninos e mimados, que só buscam a Deus para obter retornos materiais? 
      Vender um Deus todo-poderoso que faz milagres, todavia, é produto bom e muitos querem vendê-lo, obviamente para ficarem com os lucros dessa venda e usarem em benefício próprio, neste mundo. Assim, muitos, ao invés de serem usado por Deus, usam a Deus, e vá alguém dizer algo contra esses, eles dirão que estamos nos levantando não contra eles, mas contra o todo-poderoso. Deus faz proezas, eu não tenho dúvidas disso, já provei várias, em todas as áreas de minha vida, mas faz porque andamos com ele, ainda que muitas vezes peçamos coisas erradas e nos momentos errados. 
      Deus dá pela misericórdia, por seu amor, já que se fosse esperar que nós estivéssemos prontos para receber nunca daria, ou teria que esperar muito tempo. Mas nós não suportaríamos esperar, assim Deus planejou no início dos tempos nos dar tudo o que precisamos, se soubéssemos mesmo disso, ou se se confiássemos nisso, pois ainda que saibamos não conseguimos confiar, não pediríamos nada, apenas contemplaríamos sua presença, em adoração e depois faríamos tudo para agradá-lo com uma vida virtuosa enquanto fazemos a nossa parte neste mundo trabalhando. 
      O texto inicial é revelador, “uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas”, Jesus não se referia a Jonas, mas a ele, ele não era só um homem que morreria, mas Deus que ressuscitaria, essa é a grande sacada do evangelho, o que diferencia o cristianismo de qualquer religião. Uma geração má e adúltera, egoísta e hedonista, infantil e materialista, isso somos nós, todos nós, você e eu! Estamos encarnados e temos muita dificuldade para entender as virtudes espirituais, ainda que saibamos que na carne vivemos menos de cem anos, e no espírito toda a eternidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário