quarta-feira, outubro 16, 2019

Por Cristo estamos de pé!

      “A minha alma está pegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra. Eu te contei os meus caminhos, e tu me ouviste; ensina-me os teus estatutos. Faze-me entender o caminho dos teus preceitos; assim falarei das tuas maravilhas. A minha alma consome-se de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra. Desvia de mim o caminho da falsidade, e concede-me piedosamente a tua lei. Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos. Apego-me aos teus testemunhos; ó Senhor, não me confundas. Correrei pelo caminho dos teus mandamentos, quando dilatares o meu coração.salmos 119.25-32

      O salmista sentia sua alma moída, dolorida, pesada, já que a via presa ao pó, isso é um estado profundo de tristeza. O que sabemos do salmista Davi, e através dos salmos que ele escreveu (Davi não escreveu todos os salmos do livro), é que ele era muito perseguido, e a história nos conta isso, antes de sua assunção como rei. Depois que recebeu a promessa de Deus de um reinado legítimo, ainda teve que aguardar um tempo, e enquanto isso foi perseguido pelo rei Saul, deposto por Deus, mas ainda reinando sobre Israel. A perseguição levou Davi a viver como pária, com marginais, escondido e sempre com a morte à espreita. Essa talvez fosse a razão principal da tristeza de Davi tão poeticamente revelada em muitos salmos, mas o tempo de espera ensina mais que isso. 
      No início desse momento de espera até colocamos a culpa nos outros, uma culpa que é verdadeira, sem dúvida, mas com o tempo começamos a olhar para nós mesmos e então entendemos o objetivo mais profundo desse tempo. Esse tempo é para nos preparar, nos deixar realmente prontos para receber a grande bênção, no caso de Davi, um reinado. Nesse tempo o futuro rei aprendeu que um homem comum e muitas vezes injustamente perseguido só está de pé pela misericórdia de Deus, também aprendeu que nosso principal inimigo não é um “Saul” teimoso em não ceder seu lugar a quem tem direito, mas nós mesmos, o nosso pecado. No tempo solitário de viver escondido nas cavernas de Adulão da vida, temos que aprender que só estamos de pé, ainda que com todos os direitos legítimos de reis, pelo sangue do cordeiro que nos purifica de todo o pecado e nos faz dignos de sermos protegidos por Deus. 
      O que nos mantêm de pé é o sangue de Cristo, que nos purifica de todo o pecado, mesmo daqueles que não temos consciência que existem ou que nos negamos a assumir. O amor de Deus nos escolheu e limpou antes do início dos tempos, por motivos que nos são mistérios, nele Jesus veio ao mundo, nasceu, viveu e morreu sem pecado, por ele temos direito à paz, ao perdão, à esperança. Assim, não desfaleçamos, sigamos crentes e de pé, ainda que humildes diante de Deus, quebrantados, dependentes, vamos em frente. O passado Deus perdoou, o presente agradecemos ao Senhor e o futuro ao pai de amor pertence. De pé sigo, não caído e estagnado, mas vivo e caminhando, erguendo-me todos os dias no fundamento de minha fé que é Jesus, ele é a verdade, ele é a única religião perfeita que me liga ao Altíssimo, a ele todo o louvor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário