sábado, outubro 19, 2019

O que são as trevas?

      “Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz.Efésios 5.8

      Acostumamo-nos a dizer que fazer ou dizer isso ou aquilo é coisa do diabo, é coisa das trevas, mas o que de fato são essas trevas? Estar a vícios é estar nas trevas, facilmente aliamos as trevas a viciados em drogas, n bebida alcoólica, também enquadramos como nas trevas os adúlteros, os viciados em sexo, os presos a transtornas sexuais que não têm controle sobre obsessões na área da sexualidade. Trevas é ausência de virtudes, de valores morais e espirituais, é afastar-se do Deus verdadeiro e se aproximar de entidades, de anjos caídos, enfim, de maneira geral chamamos de trevas a falta do bem ou o excesso do mal. Mas será que é só isso que é trevas, só os criminosos, viciados, promíscuos é que estão em trevas?
      Fisicamente, andar em trevas é não saber onde se caminha e nem para onde se vai, enfim, é não ter um caminho reto e certo para andar, um objetivo para se alcançar, um bom objetivo. Ninguém que busca a Deus com boa sinceridade anda em trevas, ainda que a princípio esteja num caminho que muitos chamam de trevas, se há boa sinceridade Deus achar e encaminha. Já citei esse termo aqui antes, “boa sinceridade”, porque não basta ser sincero, tem que ser sincero com um bom objetivo. Muitos alegando sinceridade são estúpidos, maldosos, agridem e não abençoam, e ainda assim são verdadeiros, não são falsos. Mas não basta não ser falso, tem que ter um objetivo bom, um bom sincero, é a esse que Deus ouve.
      Contudo, mesmo dentro de igrejas, mesmo ministrando em templos, mesmo cantando louvores, mesmo profetizando, tem muitos que estão em trevas. Por quê? Porque só enxergam o que que querem, falam de Deus, cantam sobre Deus, mesmo se quebrantam emocionalmente, mas ainda como crianças espirituais, ainda que se considerem ungidos e maduros. Esses Deus ouve e deles cuida, mas ainda precisam de libertação para que conheçam e andem no verdadeiro caminho de luz. O caminho de luz só se vê de cima, só Deus o vislumbra, se queremos conhecê-lo temos que deixar que o Espírito Santo nos mostre, o Espírito é Deus em nós. O Espírito Santo não pode ser limitado, freado, controlado.
      Mas alguns podem argumentar, “mas eu dou liberdade para o Espírito Santo, eu choro, que clamo, eu danço...”, a esses dizemos, liberação emocional e física não representa necessariamente liberdade espiritual, e mais, liberdade do Espírito Santo em nós. Nos centros de afro-espiritismo as pessoas têm plena liberdade física, emocional e espiritual, dançam, cantam, se jogam ao chão, e experimentam um frenesi ímpar, que os coloca num transe profundo permitindo que se comuniquem com o mundo espiritual e tragam informações desse mundo para o plano físico. Ainda assim, tais pessoas, sinceras e sérias no que buscam, estão em trevas, trevas profundas. 
      Sim, alguns podem dizer, “mas minha interação é com o Espírito de Deus, não com espíritos malignos”, mas o ponto é que a verdadeira luz de Deus não se mede por experiências emocionais, ainda que essa luz possa nos impressionar emocionalmente de maneira profunda. Precisamos parar de medir causas pelos efeitos, achando que porque o efeito foi assim, a causa é legítima. Não podemos por a carroça na frente dos bois, como diz o ditado, isso é que muitas igrejas atuais estão fazendo, começaram buscando uma experiência maior com o Espírito Santo e acabaram buscando os efeitos da verdadeira experiência antes da causa. Por isso tanto descontrole, tanta vergonha, tanta “línguas estranhas” estranhas mesmo. 
      Por isso tanto emocionalismo que não muda a vida de fato, tanto choro, tanto louvor, mas que na prática não faz o evangelho genuíno ser vivido. Muitos estão em trevas achando que estão na luz, e a culpa é de muito pastor que prefere ter ovelhas equivocadamente espirituais que acabam sendo controladas com mais facilidade. Contudo, uma experiência espiritual verdadeira é substituída por um emocionalismo viciante, assim homens e mulheres buscam êxtases em congressos missionários, em vigílias, em “ungidões”, quando na verdade só estão vivenciado emocionalismo carnal. Repito, mesmo a esses Deus vê, ama, abençoa, mas acima de tudo Deus chama para que saia da primeira infância espiritual e cresçam espiritualmente. 
      Como sabemos se estamos na luz ou nas trevas? Não é pelo fato de não estarmos presos a nenhum vício carnal, aos prazeres físicos, aos excessos materiais, não só por isso. Podemos simplesmente estar trocando um vício por outro, outro que a princípio parece melhor, mas que no final será cadeia do mesmo jeito, assim como distanciamento de Deus. Ninguém pode ser criança para sempre, e quem só busca emoções está se prendendo numa periferia da vontade do Senhor que só é interessante enquanto somos crianças espirituais. Se quisermos ficar nessa posição para sempre, acabaremos nos afastando de Deus e sendo aprisionados por heresia humanas. 
      Luz é antes de tudo o centro da presença de Deus. Quem busca ao Senhor de todo o coração, sem amarras físicas, emocionais ou espirituais, tem uma experiência com a luz. A luz da presença de Deus em primeiro lugar nos revela como somos pecadores, assim o que anda na luz enxerga o próprio pecado, enoja-se dele e quer deixá-lo, imediatamente Andar na luz é amar a santidade de Deus, e isso é muito mais que querer obedecer a uma coleção de nãos. A santidade de Deus se deseja porque somos compungidos a amar a Deus, assim andar na luz é andar em amor pelo Senhor, não por medo, queremos obedecer porque amamos um pai de amor, não porque temos medo de um juiz vingador. 
      Luz é Deus, é santidade, é amor, mas acima de tudo, é adquirir uma consciência racional do que é melhor e querer praticar isso. A emoção vem depois, como efeito desse processo de iluminação divina, de conscientização, de conhecimento. Emoção não se entende, conhecimento sim, e sim, podemos entender muito sobre Deus depois, eu disse, depois, que cremos. Luz de Deus é santidade, é amor, é conhecimento de Deus e é prática de vida. Quer saber se de fato anda na luz de Deus? Na luz há frutos e frutos que permanecem, ainda que sejam frutos difíceis de serem colhidos e que podem levar anos para frutificarem. Mas não desistamos, na luz sempre há a verdade de Deus, que nos faz provar o melhor da vida. 
     Este espaço virtual, o blog “Como o ar que respiro”, tem um compromisso com a luz de Deus, com o centro da vontade do Senhor, com o amadurecimento espiritual dos cristãos através do conhecimento profundo do Altíssimo, através exclusivamente de Jesus e pela revelação pura e clara do Espírito Santíssimo de Deus. Essa luz está acima das religiões cristãs, das interpretações tradicionais do cânone bíblico, só essa luz prepara o homem para se encontrar com Deus, seja pelo arrebatamento ou pela morte física. Só essa luz pode vencer as últimas estratégias dos diabos, dos anjos rebeldes, das verdadeiras trevas. Glória ao pai da luz, ao Deus da iluminação maior, a Cristo Jesus, seu filho, e ao único Espírito iluminado, o Santo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário