terça-feira, outubro 29, 2019

Aos sessenta anos: perguntas que faço

      Hoje, 29 de outubro de 2019, completo sessenta anos de vida, com essa idade ainda não achei respostas para muitos questionamentos da vida, contudo, penso que tenho aprendido a fazer as melhores perguntas, aquelas que de fato podem me levar a um entendimento do porquê da existência.

- Qual o verdadeiro motivo de eu estar aqui neste mundo, para que nasci? A conclusão que cheguei é que estou aqui para ser grato, para adorar a Deus por tudo que sou e tenho, tudo foi motivo para eu ver a luz de Deus mesmo em meio a tanta treva, para provar seu amor, apesar de mim, apesar de tudo. 

- Por que Deus me ama tanto? Tanta coisa aconteceu, eu errei tanto, sofri e fiz sofrer, tantas expectativas nunca foram realizadas, tantas portas que nunca se abriram, mas ainda assim Deus cuidou de mim e de meus próximos, dando sempre mais que eu merecia, ter consciência disso pode ser a maior bênção da vida. Mas porque de fato Deus me ama, nunca saberei. 

- Como Deus demonstra esse amor? Não é da maneira como muitos acham, e se equivocando muitos acabam caindo em duas armadilhas principais, ou se tornam presas de heresias, ou se tornam cativos do ódio contra o Deus do cristianismo, as duas coisas são mentiras, a verdade é que Deus mostra seu amor aos simples, aos esforçados, aos equilibrados, aos que se perdoam e aos outros perdoam, aos que não esperam de si e dos outros mais do que podem esperar, quem vê o natural como extraordinário verá sempre o amor de Deus e a ele será grato, que vê o amor de Deus conhece a Jesus. 

- O que há de tão especial em Jesus? Não é o que ele disse, por mais profunda e verdadeira que tenha sido a sabedoria que ensinou, não é a espiritualidade superior que ele revelou em sua vida, mas é para que ele morreu e como ressuscitou, isso faz dele o salvador único. Quem entende Jesus como o Cristo entende que é pecador e que precisa de salvação, que busca a verdadeira salvação conhece a Jesus. 

- E as outras religiões, não são verdadeiras também? Podem até ser, mas em parte, não no todo, não no centro, pois mostram frações que explicam a razão da existência humana e do mundo espiritual, só pedaços. A verdade que mais importa, que de fato nos conduz diretamente a Deus só existe em Cristo, a verdadeira religião é Jesus, morto e ressuscitado, para salvar aqueles que o aceitam como único salvador. 

- Mas se o cristianismo é tão especial por que as igrejas cristãs e os cristãos erram tanto e em nome de “Deus”? Porque Deus não deixou um representante oficial seu na Terra, a não ser o Espírito Santo e esse não é propriedade exclusiva de ninguém, ainda que muitos provem dele. Deus usa o cristianismo, usa as igrejas, mas esses não podem usar a Deus, assim nós devemos buscar a Deus em primeiro lugar, não as igrejas ou as religiões. 

- Então não devemos frequentar igrejas? Devemos sim, para abençoar e ser abençoado por pessoas, já que Deus se revela para nós e também para muitas outras pessoas, o tanto quanto isso é humanamente possível, num convívio humilde aprendemos principalmente a amar e só amamos convivendo, não nos isolando. Todavia, nossa melhor comunhão com Deus deve ser a privada, aquela no escuro de nosso quarto, é dessa relação que devemos depender, lançando toda ansiedade aos pés do Senhor, provando tudo no Espírito Santo, clamando pela palavra final que vem de Deus, não de homens. 

      Conclusão: tudo começa, se processa e se encerra no amor de Deus, numa iniciativa divina de salvar o homem, ainda que muitas coisas Deus não mude e pelas quais permita que passemos, Deus cuida dos que respondem sim ao seu chamado de amor em Jesus e seguem fieis, aconteça o que acontecer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário