domingo, outubro 27, 2019

Isaías 55

      Os treze versículos do capítulo 55 do livro do profeta Isaías é um texto rico que nos ensina várias lições:

      “O vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi.

      O que realmente alimenta nossa alma? Feliz o que satisfaz-se com o alimento de fato espiritual, esse alimento Deus dá de graça. Contudo, muitos perdem a vida, tempo e energia, ganhando dinheiro para comprar o que menos pode alimentar o melhor de nós, nosso espírito, que viverá eternamente com Deus. O texto acima nos faz um alerta, “comei o que é bom, ouvi e vossa alma viverá”, paremos então de encher nossos estômagos de porcarias e alimentemo-nos com a presença do Senhor, paremos de ouvir também tanta bobagem e ouçamos a voz de Deus. Se temos direito a uma aliança divina, porque temos que nos gastar com alianças que a nada levam? Alianças com o mundo, com o homem, mesmo com a religião? 

      “Eis que eu o dei por testemunha aos povos, como líder e governador dos povos. Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para ti, por amor do Senhor teu Deus, e do Santo de Israel; porque ele te glorificou.

      Deus honrou a Jesus, ele chama a todos à salvação e todos se quebrarão diante dele, mas Deus também nos chama à honra, não necessariamente como achamos ou como os homens acham que seja honra, mas de uma coisa precisamos ter certeza, Deus quer que todos os seus filhos sejam humildes, mas não os quer em posição de humilhados, Deus tem a porção certa, no lugar e no tempo certo, de honra para todos nós. 

      “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.

      Outra chamada de atenção o texto acima nos faz, e uma muito séria, “busquemos a Deus enquanto ele pode ser achado”, mas neste muito, em algum momento Deus nos priva de atenção e salvação? Não, enquanto há vida, há esperança, contudo, nossas almas, podem errar tanto, sofrerem tanto, que acabam consumidas por rancores e remorsos, isso pode-nos levar à cegueira e à surdez espiritual, assim, mesmo que Deus apareça e nos chame, nós não vemos e nem ouvimos, essa é a situação de sentir que Deus não se pode mais achar e está muito distante. A verdade, contudo, é uma, neste mundo os que buscam e creem recebem cura e consolo do Senhor. 

      “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.

      Se nossa fé é colocada só em nós mesmos, nos fazemos nossos deuses, como tais terão os limites que nós temos, muitos acham que buscam e creem em Deus mas creem no ser humano, neles mesmos e nos outros homens, assim esperam menos, creem menos, amam menos, simplesmente porque têm referências erradas. Só o Espírito Santo para nos fazer entender, sentir, crer e experimentar as referências de Deus, e elas são infinitamente maiores, abundantemente melhores, maravilhosamente mais altas, todas, em todos os sentidos e em todas as áreas, mas repito, ainda que não sejam as medidas de Deus como muitos pensam que são. 

      “Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.

      A palavra tem poder, Jesus é o verbo de Deus, assim ele é a palavra de Deus, Jesus estava presente na criação e está na atuação do Espírito Santo em nossas vidas hoje. Deus nunca joga palavra fora, a palavra de Deus nunca é vazia, ao contrário de nós que falamos e falamos e não cumprimos o que falamos, se o Deus verdadeiro falou, a palavra se cumprirá, em algum momento, em algum local. A nós cabe caminhar com simplicidade e sincronicidade com o Espírito Santo para que experimentemos aquilo que muitos chamam de milagre de Deus no tempo e no lugar certo. Contudo, muitos esperam uma palavra que nunca se cumprirá, porque a despeito do que pensam e do que outros dizem, esperam numa palavra que Deus nunca disse. Pobres os que fizerem promessas aos homens no nome de Deus quando Deus não mandou que fizessem, esses terão maior juízo que os promíscuos e imorais, porque não pecaram só contra a carne, seus corpos, mas contra o Espírito de Deus. 

      “Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas. Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta; o que será para o Senhor por nome, e por sinal eterno, que nunca se apagará.

      Esse maravilhoso texto de Isaías encerra-se com lindas e poéticas promessas, ainda que reais, sairemos e caminharemos em paz, não por discórdia ou humilhados, mas na luz, seguindo o Deus de paz que transforma espinheiro em faia, sarça em murta. O que teme a Deus de verdade prova o melhor deste mundo e do próximo, porque vê e sente diferente, vê com os olhos do Espírito Santo e sente com o novo homem que é construído nele a partir de Jesus. O que anda com o Senhor glorifica a Deus e cumpre o plano cósmico vencedor, que o conduzirá a uma paz eterna. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário