terça-feira, outubro 15, 2019

Conhecemos a Deus?

      “E a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, que enviaste.” João 17.3

      O que sabemos de Deus é aquilo que refletimos dele em nosso corpo, em nossa alma e em nosso espírito, assim o conhecimento que dizemos que temos e que ensinamos aos outros é mero reflexo daquilo que Deus é, reflexo limitado. Pode ser mais acurado, caso estejamos limpos pelo sangue de Jesus e o espelho estiver mais claro, mas ainda assim sempre seremos só espelhos e o conhecimento humano de Deus, reflexos. Se quiser conhecer mais a Deus, você deve ler a Bíblia? Sim! Deve orar mais? Sim! Deve participar de mais cultos coletivos? Sim! Mas acima de Deus, deve conhecer mais a Jesus. 
      Leia toda a Bíblia, mas aprofunde-se nos quatro evangelhos, na vida de Jesus encarnado, nas palavras registradas como ditas diretamente por ele. Repito, toda a Bíblia é bênção, toda ela, mesmo textos relacionados a uma cultura e a um tempo, ou outros, mais metafóricos e que não precisam ser interpretados ao pé da letra. Mas Jesus é o centro, dele não abro mão, ele é o único caminho que nos leva diretamente a Deus, e sua vida encarnada nos dá o ensinamento mais exato de como podemos viver neste mundo, nos relacionando com as pessoas, e esperando a outra vida, nos relacionando com Deus. 
      Quer refletir um conhecimento mais nítido de Deus? Permita que Jesus se reflita em você, e mais ninguém. Num momento onde as heresias se multiplicam nas igrejas evangélicas e muitas delas baseadas no antigo testamento, na antiga aliança judaica, nos símbolos do templo de Jerusalém, no sacerdócio dos levitas, é preciso entronizar Jesus como o Cristo. Ainda assim, e isso não é defeito, por melhor que for nossa intenção e mais esforço tivermos para sermos melhor por Deus e em Deus, ainda assim, somos espelhos, e espelhos diferentes. 
      Somos seres sociais e por isso viver em igreja é importante, para conhecer mais a Deus? Sim, mas através dos outros, do que os outros refletem de Jesus neles. Nossas experiências mais profundas com Deus temos sozinhos? Desculpe-me se você pensa diferente, mas eu penso que as coisas mais importantes aprendemos sozinhos, experiências conhecidas só por nós e por Deus, contudo, temos que nos dar ao trabalho de nos confrontarmos com as diferenças alheias. Isso não é fácil, mas é necessário, e é o que mais nos molda, não necessariamente pelo conhecimento que adquirimos, mas pelo amor que aprendemos a compartilhar. 
      Precisamos ter a humildade para conviver, para ouvir, mais que falar, para entender, ainda que não sejamos entendidos, para amar, ainda que nem sejamos notados. Só Deus se basta, nós, homens, dependemos dos outros, ainda que precisamos aprender a viver como se não dependêssemos de ninguém, essa é a realidade. Mas se tivermos cuidado, sabedoria, respeito, os outros poderão nos ensinar muitas coisas, mesmo que muitas vezes sem que tenham noção disso. Conhecer a Deus é conhecer as pessoas à medida que aprendemos a conviver em paz com diferenças, assim um espelho de uma só face se torna um diamante multifacetado, refletindo em muitos lados e ângulos a multiforme sabedoria de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário