sábado, outubro 05, 2019

O tempo de Deus

      “Tu reduzes o homem à destruição; e dizes: Tornai-vos, filhos dos homens. Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite. Tu os levas como uma corrente de água; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce.Salmos 90.3-5

      Costumamos dizer, “tudo acontece no tempo de Deus”, ou, “é preciso esperar o tempo de Deus”, mas Deus tem tempo? Se Deus não envelhece nem fica mais novo, então o tempo não altera Deus, não o modifica, ele foi, é e será, e tudo ao mesmo tempo, Deus é atemporal. Quem tem que esperar somos nós, nós sentimos o passar do tempo, temos referências de passado, presente e futuro, mas Deus não, ele existe num eterno presente, Deus é, sempre, sem início e sem fim. 
      O conceito de tempo está relacionado com o pecado, é o pecado que nos dá a ideia e a sensação do passar do tempo. Você já sentiu algo tão forte que dá a impressão que o tempo parou? Seja algo ruim ou bom, mas um instante que parece que não existe mais nada, só o sentimento, transcendendo tudo, é depois, quando a sensação passa, que medimos o tempo e as consequências. Mas ainda que nossa alma e nosso espírito experimentem flashes de eternidade, nosso corpo não para, ele está sempre envelhecendo, e um instante provado por ele não se repetirá jamais. 
      Deus não peca, por isso não tem passado nem futuro, eu penso que mesmo os seres espirituais do mal, anjos e demônios que se rebelaram contra Deus num momento do universo quando esses seres também tiveram livre arbítrio para escolherem obedecer ou não a Deus, penso que esses seres também sentem o passar do tempo, ainda que não tenham corpos físicos. O pecado no tempo cria rancores e nos faz construir realidades sem Deus, é essa realidade que envelhece, tanto homens como diabos e demônios. 
      O Espírito Santo, contudo, enviado para estabelecer o reino de Deus nos corações humanos que voltam para o Senhor através de Jesus, coloca a eternidade atemporal novamente em nossos espíritos. Através do Espírito Santo podemos conhecer Deus e sua referência de tempo, contudo, ainda assim, selados com o Santo Espírito de Deus, muitos insistem em viver o tempo do pecado, não o tempo da restauração messiânica. O tempo do pecado nos escraviza ao que não podemos ter nem ser, pelo menos não no presente.
      O tempo do pecado tenta negar o passado, não aceitá-lo, ou desejar o futuro, obsecar-se por ele, um gera mágoas, o outro, ansiedades, ambos não são o tempo do Espírito Santo. No tempo de Deus esquecemos o mal passado através do perdão de Jesus e nos apossamos das bênçãos futuras, mesmo sem ainda as termos usufruído, mas mais do que isso, no tempo de Deus, passado e futuro não fazem diferença, vivemos um presente em paz. 
      Isso não significa que não procuraremos curar o passado ou buscar um futuro melhor, mas enquanto isso, simplesmente vivemos, em Deus, por Deus, para Deus, o Deus do presente eterno para o qual o tempo não existe. Se entendêssemos, e mais, se vivêssemos o tempo verdadeiro de Deus, adoeceriam menos nossos corpos e almas, e se libertariam mais nossos espíritos, enfim, teríamos uma vida semelhante àquela que Jesus teve encarnado, bem, esse é o objetivo de todo cristão neste mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário