segunda-feira, outubro 07, 2019

Modismo, conhecimento e salvação

      “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz.Salmos 19.1-3

"Deus é uno, eterno, criador de todo o universo. E semelhante a uma esfera, sem fim e sem começo. Deus governa este mundo por leis eternas e imutáveis. Você, mortal, não faça muitas investigações sobre a essência e a natureza do Ser eterno, nem sobre as leis pelas quais governa. É uma curiosidade tão inútil como criminosa. E suficiente para você contemplar dia e noite a grandeza de suas obras, sua sabedoria, seu poder e sua bondade. Aproveite-se disso."
“A chave dos grandes mistérios“ (Éliphas Lévi, 1859)

      As pessoas são tão preconceituosas hoje em dia que é só um texto começar com a palavra Deus que elas ignoram, já pensam, “é só Bíblia de crente burro”, muitos desses preconceituosos, que até são atraídos pelo esoterismo, que se vestem como bruxos, digerem arte embruxada, amam Harry Potter, nunca se deram ao trabalho de conhecer de fato a “antiga obra”, a “ciência” das ciências. Esses não sabem que um texto como o inical é de um livro de um dos maiores magos de todos os tempos, Éliphas Lévi foi um mestre da Alta Magia e da Cabala, um ocultista que conhecia Deus mais que muito cristão.
      Pouco da luz é melhor e mais eficiente que muito das trevas, assim cristãos com pouco conhecimento podem gozar da salvação que muito mago de alta ordem não vai gozar. Conhecimento por si só não salva, os diabos conhecem Deus e o universo muito bem, e ainda assim estão condenados ao inferno. O preconceito, todavia, existe dos dois lados, não cristãos acham que Deus, Bíblia e Jesus são coisas de gente ignorante e limitada, cristão, por sua vez, vê a Bíblia como um livro fechado de leis atemporais desprezando por completo a ajuda imprescindível do Espírito Santo para entender a Bíblia e viver o evangelho. 
      Muitos não cristãos se surpreenderiam com a sabedoria superior do cânone bíblico e muitos cristãos se surpreenderiam com quanto conhecimento genuíno existe em textos de outras religiões, como nos Vedas indianos. Sim, Jesus é o ponto, o caminho, a verdade e a vida, e creia, os magos, ocultistas, esotéricos e bruxos verdadeiros, mesmo eles, reconhecem isso, sabem disso, ainda que não queiram a salvação exclusiva de Cristo. O sábio, contudo, esteja no lugar que estiver, no nível que estiver provando de luz ou de trevas, esse mantém mente e coração abertos, prontos a aprender, sem preconceitos.  
      Você pensa que só existe picareta no cristianismo? Existe em todas as religiões, e mesmo no satanismo e na magia “branca”, assim como gente que gosta da moda, e não pratica a essência, fala, se veste, participa socialmente, mas só para ficar bem com os homens, não pela experiência espiritual real. Contudo, a multiforme sabedoria de Deus é revelada em toda a sua criação, no dia e na noite, nos “do dia” e nos “da noite”, e de novo repito, isso nada tem a ver com salvação eterna, conhecer não é salvar-se. O melhor seria vivenciarmos Deus em todas as instâncias, na aparência, no conhecimento intelectual e acima de tudo na espiritualidade que salva, o sábio entende isso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário