quarta-feira, outubro 09, 2019

Todo mundo tem problemas

      “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.Filipenses 4.6-7

      Nós sofremos porque achamos que o nosso problema é grande, é sério, é de solução difícil? Mas tem gente com problema maior, mais grave e impossível de ser resolvido e ainda assim consegue ser mais feliz que nós. Eis a verdade que vemos o tempo todo nessas reportagens de superação que a televisão gosta de passar, que sabemos porque o pastores dizem isso nos púlpitos, que sabemos porque os psicólogos, mesmo os amadores, nos dizem. Contudo, ainda assim isso não nos faz sofrer menos, o nosso problema é nosso, nos causa dor, e ninguém tem noção do quanto temos dificuldade para conviver com ele, mesmo que saibamos o óbvio que existem pessoas mais felizes que nós e com problemas piores. 
       O mais sensato é guardarmos o nosso problema o quanto for possível, o compartilharmos com o menor número de pessoas possível, e se der só com Deus, se der. O mais sadio é não nos vitimarmos por causa do problema, não o usarmos como álibi para sermos frágeis, fracos, e isso o quanto for possível. É claro que tem problemas que de fato nos debilitam, e nos temos todo direito a uma debilitação justa e verdadeira, contudo, sem exageros, sem fazer do problema um bichinho de estimação, que não queremos ver resolvido, mas que desejamos cuidar e até fazer crescer. 
      O importante é que continuemos sendo nós mesmos, o nosso melhor, e não o problema, mantendo nossa identidade e não fazer do problema nossa identidade, nosso “melhor” às avessas. É difícil, mas é necessário que tenhamos equilíbrio, não fazer de conta que o problema não existe e nem jogarmos ele na cara de todo mundo como se tivéssemos direito a isso só porque temos problemas. Outra coisa óbvia que sabemos é: todos têm problemas, assim se temos dificuldades para conviver com o nosso, os outros também têm, e muitos não exigem nenhum tratamento especial por isso. 
      Humildade para seguir, apesar do problema, e na humildade boa parte do problema é resolvido. Respeito para com os outros, que também têm problemas, isso faz amigos e com amigos os problemas ficam menores. Mas acima de tudo, confiança em Deus, que sabe que temos problemas, que não resolve as coisas do jeito que queremos ou no tempo que desejamos, e que ainda assim merece nossa confiança, nossa aceitação sincera e profunda de que o Senhor sabe o que faz conosco e com os nossos problemas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário