segunda-feira, setembro 14, 2020

Deixai a mentira

      “E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.Efésios 4.24-25

      Se santidade é a meta final do homem espiritual, efeito de quem obedece a Deus, já que é a obediência que nos dá forças para sermos santos, existe algo que é causa inicial, que prepara o nosso coração para a presença mais íntima de Deus. É ser um pessoa totalmente verdadeira, não falar mentira nem se apresentar como mentiroso, em nenhuma instância. Contudo, apesar de muitos de nós cristãos acharmos que não somos mentirosos, que trilhamos o caminho da verdade, se olharmos mais de perto veremos que a mentira está mais presente em nossas vidas do que queremos admitir. 
      Mentimos nos currículos profissionais, mentimos sobre nossa situação financeira, mentimos sobre o nosso passado, e também sobre o que queremos para o nosso futuro, e fazemos tudo isso muitas vezes de maneira sútil, cheios de paixão, de razão, de fé. Uma mentira que usamos bastante é aquela que tenta esconder a inveja que sentimos por certas pessoas, para não admitirmos para nós mesmos que invejamos, já que isso nos colocaria como inferiores em relação justamente a quem invejamos, mentimos sobre o invejado, diminuindo suas qualidades, e sobre nós, aumentando as nossas. 
      Todas as virtudes começam e terminam na verdade, é preciso verdade para se assumir pecador e tomar posse do perdão de Jesus, o caminho para a verdade mais alta de Deus começa numa verdade pessoal humana. A verdade não só perdoa e restaura, ela também confere humildade, para quem não se exibe como o que não é, e respeita a verdade alheia que tem tanto direito de ser legítima como a sua própria. Assim, a qualquer custo, sejamos verdadeiros, com nós mesmos, com nossos cônjuges, com nossos familiares, mesmo com nossos inimigos, Deus só trabalha num espírito verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário