sábado, setembro 12, 2020

O homem, esse desconhecido

      Quem de fato pode conhecer alguém, quem sabe de fato quem é o ser humano, o que realmente é um homem, uma mulher, o que de fato quer e por que age de um modo ou daquele outro modo? Só Deus sabe. Contudo, só entendemos isso quando vemos a nós mesmos através de Deus, vemos os outros com justiça quando nos vemos em verdade. Enquanto isso não ocorre seguiremos enganados pelo que muitas pessoas mostram e não pelo que são, assim como julgando, e na maior parte das vezes mal, sem de fato conhecer as pessoas. 
      O imenso mistério individual nos é percebido quando percebemos o nosso mistério pessoal, mas só Deus para nós fazer aceitar esses mistérios, o Deus único e verdadeiro, Senhor de todos os mistérios, e creia, cada ser traz em si um mistério imenso e especial. Desculpe-me, você que segue o blog, mas eu tenho que repetir Provérbios 20.5, um dos meus versículos bíblicos favoritos, “como águas profundas são os propósitos do coração do homem, mas o homem de inteligência sabe descobri-los”, ele é bem adequado nesta reflexão.
      A realidade no plano físico, no corpo, que sobrevive e se relaciona com sociedade material no mundo, é uma ilusão, e pra ser mais exato, é uma mentira, ninguém de fato mostra o que é, vive o que é, realiza o que mais quer. O que se tem são arredondamentos, médias, viáveis para se conseguir existir, pelo menos num meio civilizado. Mas calma, isso não é só para o lado ruim, não, e em se tratando de filhos de Deus, de pessoas realmente convertidas em Cristo, seladas com o Espírito Santo, é para o lado bom, ou para o lado que queremos que seja bom.
      Só Deus sabe o quanto queremos viver para ele, agradá-lo, adora-lo sem outra intenção que não seja dar a ele o que só ele merece, para estão estar sincronizado com ele, sintonizado nele, vibrando em sua mais alta frequência, para poder conhecer sua vontade e obedecê-la. Só Deus sabe o quanto nossas ações, em grande parte das vezes, não refletem nossas intenções, o quanto nosso corpo e mesmo nossa alma, não realizam o desejo mais íntimo de nosso espírito, batizado no Santo Espírito, intenções e desejo que quer acertar, não errar. Só Deus sabe o quanto nossos erros doem em nós.
      “De boas intenções o inferno está cheio”, como diz o ditado? Mas o céu também está repleto delas, isso se elas forem em Cristo, não no egoísmo humano ou nos seres espirituais malignos. O Deus que conhece todos os mistérios também discerne as intenções, pode confiar nisso. Quanto a nós, não julguemos, muitos que parecem algo podem de fato ser o oposto, o tempo dirá, seja para o bem, seja para mal, ou seja para um meio termo, quem tiver paciência verá e não será presa do julgamento injusto. Muitos já entenderam os mistérios, mas os calam, por conhecerem o coração dos homens.
      Encarnado, o ser sempre sucumbe ao tempo, o tempo é implacável com a matéria, aliás, o que mais define o plano físico e a matéria é o tempo. No plano espiritual não existe tempo, Deus não tem tempo, ele é, por isso sabe de tudo sempre e julga pelo final no plano físico, que é o que passará para o plano espiritual. Deus não julga por passado, presente ou futuro do corpo neste mundo, mas pelo final. Ah, se víssemos os seres humanos como Deus vê, não podemos ver de maneira natural, ainda que nasça puro o homem adquire filtros ao andar por este mundo.
      Contudo, com humildade, com simplicidade, com fé, e somente em Jesus, podemos ver a verdade, a nossa e a dos outros, é só com essa iluminação que podemos entender a vida, não baseados em coisas passageiras e finitas, mas nas referências eternas de virtudes. Nessa iluminação achamos paz, encontramos satisfação, a mais profunda, que resolve as ansiedades e paixões e nos faz espirituais, ainda encarnados. Busquemos em Deus essa iluminação, não sejamos duros demais com as pessoas e com nós mesmos, vejamos além do que veem os dois olhos físicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário