quinta-feira, setembro 17, 2020

Ser ou não ser?

      “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.Salmos 91.7-9

      O texto inicial nos faz pensar na situação política atual do Brasil e no envolvimento de cristãos nela, ele diz, “mil cairão ao teu lado e dez mil à tua direita”, mesmo nossos “irmãos” de fé podem ser derrotados se quiserem estabelecer um reino de Deus neste mundo. O amigo de Deus, contudo, não se apoia nos lados, nos extremos, nos homens, mas no altíssimo, que está no plano espiritual, não nos poderes, mesmo religiosos, deste mundo. No altíssimo somos protegidos, de todos os extremos, sejam à esquerda e à direita, dos homens, seja abaixo, dos seres espirituais das trevas.
      Ocorre todavia um engano entre muitos cristãos, que começa quando refletem erroneamente no adjetivo altíssimo que é dado a Deus, um adjetivo que mostra como o Senhor está num ponto extremo. Isso leva muitos a pensarem assim: “mas a Bíblia não ensina algo extremo, sobre santidade e verdade? O crente fiel não deve ser extremista em sua fé? Ser cristão não é viver num extremo moral e espiritual?” Sim, isso está correto, mas o extremismo de Deus é o espiritual, não o material, ele se reflete numa vida de virtudes interiores, não necessariamente refletidos em prosperidade material e domínio político sobre a sociedade. 
      Esse extremismo que vem de Deus, e não de tradição religiosa, deve nos levar a abrir mão de querer ter, ser ou dizer, diante dos homens. Depois de refletirmos bastante, nas últimas postagens aqui do blog, no extremismo exterior equivocado que muitos cristãos têm tentado viver no mundo, reflitamos agora em como alcançar o extremismo espiritual verdadeiro do altíssimo, que é o oposto do que muitos pensam. Nele muitos valores são trocados, nele perder é ganhar, não se impor é ser e calar diz mais que muitas palavras.

      Quando o que você tanto deseja ter não fizer mais para você diferença se tem ou não, quando o que você deseja ser você não quiser mais ser para mostrar para os outros que é, quando o que você tem tanto a dizer for satisfeito com o silêncio ou mesmo com a ausência de ouvidos para ouvir, então você poderá dizer. Isso tudo se buscar ter, ser ou dizer em Deus, não em teu ego para os homens. 
      Não é assim para quem vive longe de Deus, ainda que seja um bom religioso ou um cidadão preocupado com o planeta, esse tem o próprio ego como deus, esse precisa ter, ser ou dizer a todo custo, e enquanto isso não acontecer não achará que fez diferença no mundo. Mas não se engane, esse ter, ser ou dizer não é necessariamente ter, ser ou dizer algo mau, ruim, ao contrário.
      Os mais focados em brilharem neste mundo acham forças para isso porque legitimam suas lutas com boas intenções, debaixo de bandeiras levantadas por gente importante. Mas mesmo o bem, desejado, feito ou falado, longe de Deus, é mal, porque não adora o Altíssimo, se não adora não conduz a ele, e se não conduz a ele leva ao homem e aos seres espirituais, por mais bem intencionado que alguém esteja.
      Temos de Deus, recebemos verdadeiramente do Altíssimo, e por nenhum outro meio, ainda que esse outro meio seja através de trabalho honesto e competente, quando o que queremos não nos afasta de Deus. Somos em Deus e podemos dizer em Deus da mesma maneira, quando o que tanto desejamos ser e dizer não desagrada ou não nos afasta de algum jeito do Altíssimo, antes nos aproxima ainda mais dele.
      Abra mão de ter, ser ou dizer, apenas adore a Deus, busque-o, ouça-o, aprenda dele e então cale, que toda a vaidade se vá, que o que o homem pode dar neste mundo, por mais verdadeiro que seja, não seja mais teu objetivo maior, que não seja a motivação para você persistir e se esforçar para ser melhor, que o que o homem pense, qualquer homem, não faça mais diferença para você.
      Quando tua motivação for somente exaltar a Deus, não teu ego, haverá uma legitimidade maior para a tua existência, não apoiada por homens, mas por Deus, não para estabelecer um reino neste mundo, mas na eternidade espiritual, não para convencer as pessoas e ter uma graduação diante delas, mas simplesmente para ser canal direto e limpo da luz mais alta do Senhor, que revela as trevas silenciosamente. 
      Esse é o extremo que cristãos verdadeiros devem almejar, não no plano físico, mas no espiritual, não um extremo para a esquerda ou para a direita, mas para cima, e não nos altos castelos deste mundo, mas na presença elevada do Altíssimo, onde a luz moral está, onde a verdade está, onde o amor está, onde não há conflito, de espécie alguma, mas equilíbrio, o equilíbrio eterno e universal do criador e Senhor de tudo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário