quarta-feira, setembro 30, 2020

O melhor possível

      “E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno, onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.Marcos 9.47-48

      Um dos segredos de felicidade é aceitar em paz que muitas vezes não podemos fazer o melhor, ainda que o conheçamos e o queiramos, assim o possível se torna a única saída, que ainda que não mostre para os outros aquilo que realmente somos ou queremos ser, é o que de fato podemos ser. Se não tivermos a humildade para aceitar essa realidade poderemos seguir num conflito interno que acabará nos mostrando de um jeito pior ainda, manifestando nossas fraquezas para quem não nos ama ainda que não assuma isso e só espera uma brecha para nos difamar ainda mais. Dar prioridade para a paz interior tem um preço, mas compensa, e deixa-nos com tempo sobrando para o que realmente importa. 
      Novamente lembro o ensino, também presente no texto inicial, no qual tenho achado orientação para tomar certas atitudes, principalmente relacionadas à exposição social, seja na vida real e mais ainda na virtual, visto que essa tem ganhado muita relevância nos dias atuais. Traduzindo é o seguinte: se não temos forças para administrar da melhor maneira a opinião que os outros têm sobre a nossa opinião, é melhor não expormos nossa opinião, não para todos. Por outro lado, se alguns não têm a coragem de se afastarem de nós, ainda que não nos amem, tenhamos nós a coragem, para o bem de nós mesmos, continuar com certas coisas só pra manter aparências não leva a nada e só rouba nosso tempo.
      Mas sigamos em paz, perdoados e perdoando, sem mágoas ou vinganças, quem de fato se encontra em Deus descobre em si mesmo alguém especial, forte, não fraco, sincero, não falso, íntegro, não dividido, Deus não fez ninguém menor, todos podemos ser felizes e singulares, desde que sejamos humildes. Algumas coisas podemos resolver, outras não, algumas pessoas nos amarão sem fazer força, outras se esforçarão para achar o nosso pior e divulgar isso, algumas coisas teremos que levar conosco, não como erros indesculpáveis, mas como provas que temos que confiar antes e mais em Deus, não em nós mesmos ou nos homens. Mas trabalhemos até o fim, para sermos o melhor possível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário