quarta-feira, setembro 23, 2020

Deus me ama?

      “Pois o mesmo Pai vos ama, visto como vós me amastes, e crestes que saí de Deus.João 16.27

      Se quer saber se Deus te ama, e o quanto ele te ama, lembre-se, depois de você ter se convertido e recebido o selo do Espírito Santo, de todas as vezes que você, mesmo já salvo e tendo experimentado a presença maravilhosa do Senhor e a paz singular que se tem através do perdão por Cristo, ainda assim pecou, sujou o templo, foi infiel, trocou o eterno pelo passageiro, o real pela ilusão. Mesmo assim, teu pai espiritual, santíssimo e perfeito, te atraiu para o arrependimento e te perdoou, dando-te de novo a alegria da salvação, te enchendo do Espírito Santo e te levantando diante dos homens.
      Deus não te abandonou e te aceitou, e isso aconteceu muitas vezes, apagando teu pecado dos “livros divinos”, te tratando como se nada tivesse acontecido, só porque você creu que em Jesus há perdão. Isso é amor sem fim, que gosta e protege sem segunda intenção, que é fiel para com o infiel, forte com o fraco, aceitando-o e nunca humilhando-o ou acusando-o. Se tem algo que você pode ter plena certeza é que Deus te ama, se for humilde e crente nele entenderá isso, de todo o coração, e será consolado, terá forças para se por de pé e seguir em frente, com esperança e em paz. Deus te ama!
      Mas se quer saber mais sobre o amor de Deus, compare-o com o teu, com o que você dá às pessoas. Via de regra amamos quem nos ama, ou mais, quem de fato gostamos e que nos dá aquilo que queremos receber mesmo quando erramos e não nos arrependemos. O amor humano é sempre conveniente, é sempre “toma lá dá cá”, não é de maneira alguma sacrificial, e se se sacrifica muitas vezes é de forma doentia, tentativa de amar alguém mesmo sendo maltratado por esse alguém. Esse falso tipo de amor faz mais mal que bem, de alguns temos mais que nos afastar mesmo, é o melhor que podemos fazer.
      Deus, contudo, não age assim, com nenhum ser humano, neste mundo está sempre disponível para mudar a vida de alguém, mudança que começa nesse mundo e vai até à eternidade. Nesse mundo Deus é salvador para os ímpios, pai para os filhos rebeldes, Senhor dos servos abnegados e amigo dos verdadeiros profetas, que o buscam com intimidade. Na eternidade é irmão dos que o escolheram seu amor e juiz dos que não escolheram. São as várias facetas de um amor único, maior, eterno, que é mais que uma virtude ou um sentimento, mas a essência da espiritualidade mais alta e iluminada. Deus é amor!
      Talvez no final de nossas vidas, quando nos livramos das vaidades, de querer dar a última palavra, talvez nesse momento conseguimos amar mais proximamente à maneira como Deus ama, talvez velhos e cansados conseguimos dar sem exigir nada em troca, deixar que os outros brilhem mais do que nós. O amor entre homens é basicamente isso, deixar que o outro brilhe forte, sem impedir isso, sem invejar isso e promovendo isso. Deus vê nosso potencial de iluminação ainda quando somos trevas, nos redime e nos coloca num lugar especial para que brilhemos, esse é o objetivo prático do amor de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário