segunda-feira, setembro 07, 2020

Pontualidade da oração

      “Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.” II Coríntios 12.8
      “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.” Mateus 7.7

      Não vou refletir novamente aqui no blog sobre o espinho na carne de Paulo, já fiz isso várias vezes (veja reflexões “Pecados e pecados” e “Espinho na carne”), mas desta vez sinto de compartilhar uma característica importante sobre uma oração viva com o Deus vivo, oração é algo pontual, isso por vários motivos. Quando digo pontual me refiro a algo objetivo sobre pessoas e assuntos de fato orientados por Deus para que oremos. Orar por anos a fio por determinado assunto pode até ser vontade de Deus, principalmente com relação à salvação de algumas pessoas. Sim, certos problemas não se resolvem de um dia para outro e se for vontade do Senhor nos mantermos em oração por um longo período de tempo por algo, isso pode nos fazer amadurecer e crescer nele, mas isso é exceção, não regra. A regra é que a oração seja pontual, que em pouquíssimos ou melhor, em um único pedido, conheçamos a vontade de Deus sobre algo e entendamos se Deus quer ou não atender o que foi solicitado.
      O apóstolo-teólogo Paulo foi claro nesse ensino, com relação a seu espinho na carne ficou registrado na Bíblia que ele orou por três vezes, acho que não temos no cânone bíblico relatada outra situação com um número assim definido de vezes que se orou. Em Mateus 7.7 e outras passagens Jesus nos arremete a essa pontualidade, causa e efeito reafirmados com verbos diferentes, nos levando a entender que oração a Deus é um diálogo fácil, rápido e objetivo. A oração de fato espiritual é pontual, eu creio! Se demora ou é porque é uma exceção ou porque Deus falou e o que ora não entendeu ou entendeu e não quer aceitar a resposta divina. Se temos ouvidos espirituais abertos e corações obedientes podemos ouvir claramente de Deus “não ore mais sobre isso”, eu já ouvi até “não ore mais por essa pessoa”. Nesse segundo caso não foi porque minha oração tinha sido atendida, mas porque Deus me disse que não livraria alguém porque esse alguém era rebelde, já havia escolhido seu caminho e consequências disso.
      Isso parece duro, parece resposta não condizente com um pai amoroso? Pois antes de amoroso Deus é educado, e não atua para o bem em vidas que não lhe dão autorização. Felizmente o não atuar para o bem de Deus pode ser algo só em curto prazo, pois em muitas vidas rebeldes ainda que uma séria disciplina seja necessária, em médio ou longo prazo a pessoa será trazida para mais perto do Senhor, ainda que pela dor. Mas Deus é sempre rápido para responder, quando pedimos uma orientação em oração Deus fala imediatamente, através de uma frase simples e de profunda sabedoria. Contudo, se a resposta for complicada ou longa é mais provável que seja nossa mente querendo falar em nome de Deus, tentando achar desculpas para sentir algo que Deus não disse e fazer algo que Deus não mandou. Nós somos bem “enrolados”, confusos, enganosos, Deus não, a luz é clara e focada, chega depressa e ilumina toda treva, esclarece toda dúvida, responde a toda necessidade, de forma pontual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário