terça-feira, setembro 15, 2020

Elogie sempre

      “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.Romanos 12.10

      Gosto de receber elogio, quem não gosta? Mas o que devemos fazer? Não é criticar quem não nos elogia, nos vingarmos, desmerecer esse alguém, antes elogiar quem merece, e todos merecem. A matemática da justiça é simples crédito, débito e saldo, recebemos o que damos. Contudo, é melhor termos saldo positivo, porque o saldo, o que damos mais que recebemos, não nos dará o homem, mas Deus, e esse sempre aumenta o valor pois nos trata com misericórdia, que é mais que justiça.  
      Os falsos, contudo, sempre acharão falsidade mesmo em elogios, os verão como bajulação interesseira, é difícil vermos no outro o que não existe em nós mesmos, e por outro lado sempre achamos no outro aquilo que existe em nós, se sinceridade, sinceridade, se falsidade, falsidade. Já o generoso vê generosidade, acha generosidade, sempre a tem para dar e nunca se sente necessitado de elogios. Você já elogiou alguém hoje ou só criticou? Dar sempre é melhor que receber. 
      Elogio não é dar lugar ao diabo fomentando vaidade no elogiado, como já ouvi de pregador criticando quem o elogia após uma pregação, elogio é justiça. Agora, se a pessoa vai tomar para si glória que não é dela, ou pior, que é de Deus, isso não é problema nosso, eu penso que é melhor administrar vaidade que carência, o excesso pode ser mais fácil de equilibrar que a falta. Se uma pessoa tem falta, é nossa responsabilidade dar, mas se tem excesso, dar é responsabilidade dela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário