domingo, agosto 29, 2021

Feliz quem crê sem ver

      “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.Jeremias 29.13

      Só entendemos de fato o que Jesus disse a Tomé em João 20.29, “bem-aventurados os que não viram e creram”, depois de passarmos por uma experiência onde não temos outra saída senão crer sem ver. Se for o plano de Deus para que você cresça e se você estiver preparado, esteja atento, o Senhor te conduzirá para uma situação, muitas vezes mais interior e emocional que por contingências exteriores e materiais, em que você não achará solução senão crer sem ver. Nessa experiência você só achará Deus e a paz se o buscar de um jeito como nunca antes buscou, não que você não o tenha buscado antes com todo o teu coração, mas o Espírito Santo pedirá que essa experiência seja ainda mais profunda, mais com todo o teu coração.
      Fé é um mistério espiritual porque é algo que não pode ser avaliado materialmente, de modo que possa ser formulado um protocolo, uma lista passo a passo, para que ela seja usada com eficiência, e a eficiência maior da fé é nos conduzir à presença de Deus. Não, fé não é uma ferramenta para que se possa obter coisas, sejam vitórias e prosperidades no plano físico ou comunicação e favores no plano espiritual. Qualidade e quantidade de fé não são avaliadas pelas coisas que a fé nos dá acesso, mas pela porta que ela nos abre para experimentarmos a presença mais alta do único e verdadeiro Deus. O que obtemos depois disso, seja no plano físico ou espiritual, é quase que irrelevante, a presença de Deus é fim em si mesma.
      Conhecimento de Deus é gradativo, por mais profunda que seja uma experiência, acredite, você sempre poderá ir mais fundo. Esse é o grande mistério da fé, ainda que nos leve uma vez ao melhor de Deus não podemos fazer disso uma fórmula que nos conduza de novo a Deus, cada experiência de fé é nova e única. Mas isso não significa que não existam princípios que a própria Bíblia nos ensina, para que tenhamos uma experiência legítima de fé. Boa sinceridade, prática de amor e santidade possível, são três desses princípios, um se refere à nossa relação com nós mesmos, o outro à nossa relação com os homens e o terceiro à nossa relação com Deus, constituem o chão sobre o qual nos apoiamos para nos elevarmos espiritualmente.
      Sinceridade deve ser uma verdade pessoal benigna, verdade todos têm, todos possuem justificativas para serem, falarem e agirem, assim todos são sinceros de algum jeito. Mas essa sinceridade precisa ser benigna para nos preparar moralmente para a presença de Deus, intenção benigna começa a unir nosso espírito ao Espírito de Deus, mas tem mais. A essência da espiritualidade é o amor ao próximo, responder ao chamado para a presença de Deus é ser atraído pelo amor de Deus e quem assim é, também ama os outros. Por último a santidade, uma inconformidade persistente contra o pecado, que busca no perdão e na mudança de atitude mente limpa e coração tranquilo, para estar leve o suficiente para subir pela fé a Deus. 
      O que tem uma experiência de fé além das primeiras coisas, com as ferramentas dos dons espirituais, experimentando uma presença plena do Altíssimo, conhece um novo mistério, uma felicidade singular. Essa felicidade é a força que precisamos para seguirmos neste mundo com vitória sobre os rancores, a ira, as invejas, a vingança, a ansiedade. Muitos estão sempre infelizes, apesar de serem bons cristãos, porque não acham a Deus em oração, e não o acham porque não se dão ao trabalho de buscarem com todo o coração, num segundo nível de fé. Quem tem chamada e está preparado sabe disso, ainda que teime em não obedecer isso, e se desobedecer não será feliz e tentará achar em outras coisas substitutos para tal elevação. 
      Eis-me aqui novamente tentando explicar o inexplicável, por isso, mistério, Tomé pode ter entendido isso só nos últimos momentos de Jesus no mundo. Muitos de nós, infelizes porque estamos insatisfeitos com o que somos, e insatisfeitos porque temos que ir mais além e não vamos, podemos nos desviar do caminho. Se a simplicidade do evangelho não te satisfaz mais, e se você tem achado relevância em esoterismos e outros mistérios, saiba que Deus pode responder aos teus questionamentos, se buscá-lo com todo o coração. Não precisa ficar buscando consolo em misticismos e superstições, assim não permita que tua chamada te desvie, mas que ela te permita achar aquilo que Deus quer te mostrar, só assim será feliz.

Esta é a 3ª parte de uma reflexão 
dividida em três partes, leia as duas postagens 
anteriores para um entendimento melhor.
José Osório de Souza, 02/07/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário