segunda-feira, agosto 30, 2021

Forças da natureza

      “Tu, tu és temível; e quem subsistirá à tua vista, uma vez que te irares? Desde os céus fizeste ouvir o teu juízo; a terra tremeu e se aquietou, quando Deus se levantou para fazer juízo, para livrar a todos os mansos da terra.Salmos 76.7-9

      Forças da natureza não são para serem confrontadas, mas evitadas. Não tem como brigar com um forte temporal, com um furacão, com uma nevasca, o que podemos fazer é evitar ou sair dos lugares onde esses eventos estão acontecendo ou acontecerão. Assim é nossa relação com algumas situações e certas pessoas em nossa caminhada neste mundo, algumas coisas são assim, forças da natureza, autorizadas e empoderadas por Deus, ainda que nos pareçam duras, injustas ou insensíveis demais. Forças da natureza têm seus motivos de ser, têm uma razão para agir como agem, e creia, algumas pessoas são colocadas em nossas vidas por Deus como forças da natureza, nem tente lutar contra elas, você não prevalecerá. 
      Há algo muito sério para entendermos quando Deus precisa usar “forças da natureza” para chamar nossa atenção, em primeiro lugar é porque meios “normais” não foram suficientes para que atentássemos a algo importante que ele quer nos falar. A pandemia da Covid 19, por exemplo, pode ser considerada uma “força da natureza”, não porque seja efeito de uma causa dos elementos terrestres, mas porque é algo poderoso, que veio sem aviso prévio, que alcançou a todos, sem distinção, e de uma forma mortal. Ela pode ser evitada? Em termos, sim, com vacina, isolamento social, máscara e higiene, mas anulada de vez só com esses procedimentos seguidos pela maior parte possível da humanidade, pelo menos, e por algum tempo. 
      Entendo que eventos aleatórios, ou que pensamos que são, como acidentes de carro, roubos e assaltos, são potências destrutivas que Deus autoriza sobre nossas vidas para nos chamar a atenção quando estamos sendo desleixados. Esses, quando ocorrem, nos pegam de surpresa, fazem com que nos sintamos expostos, indefessos, sem controle de coisas básicas de nossas vidas, quando essas coisas acontecem já é tarde, devíamos tê-las evitado antes, vivendo de forma mais sábia. Algumas enfermidades nos pegam de surpresa e nos fazem reavaliar nosso modus operandi até então, são gritos de alerta informando-nos que não podemos tudo e que precisamos andar com temor a Deus sempre, e isso inclui cuidar melhor da saúde. 
      Contudo, existem pessoas que são usadas como verdadeiras forças da natureza, Deus as autoriza para terem um efeito avassalador em nossas vidas, e quando isso acontece não devemos brigar com o “vento”, só administrá-lo, nos aproximarmos quando possível e sempre com cuidado. Não pense que algumas pessoas são estúpidas ou equivocadas, elas são instrumentos divinos nas vidas dos outros. Em relação às suas próprias vidas, provações, necessidades de crescimento espiritual e moral, isso tudo não nos compete julgar, não é problema nosso, mas que Deus pode usá-las para nos quebrantar, acordar e crescer, isso pode. Como dito desde o início, não lute com forças da natureza, seja manso e evite-as, com elas só Deus pode.
      Vai aqui algo sobre “pessoas - forças da natureza”, por algum motivo, que só Deus sabe e que nós como cristãos sob teologia protestante tradicional não podemos especular com mais profundidade, tais pessoas têm direito de serem o que são, Deus nunca é injusto com ninguém, seja conosco e muito menos com os outros. Interpretando a coisa de maneira mais direta, se alguém é patrão e rico é porque trabalhou para merecer e administrou seu negócio com inteligência, se nós somos só empregados desse é porque não temos capacidade ou talento para sermos mais que funcionários, ainda que trabalhemos bastante. É claro que há outras variáveis neste mundo, e tem muitos que desfrutam mais que nós sem de fato merecerem.
      Isso não nos compete julgar, todavia, podemos buscar a Deus e entendermos melhor as coisas, para então agirmos com respeito às tais forças. Deus livra os mansos e mesmo as forças da natureza Deus pode usar de maneira extraordinária para abençoar os mansos, quem vive no tempo com sabedoria constata isso. Ninguém tem poder, nenhuma autoridade no plano físico, ou potestade e principado nos ares espirituais, sem que Deus permita, e se ele permite é para um fim útil, disciplinar os rebeldes, suprir os mansos, julgar os maus. Dessa forma não pense que alguém que te oprime e te trata injustamente está funcionando fora do controle de Deus, não está, persista nos valores espirituais mais altos e confie em Deus, ele é justo juiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário