quarta-feira, agosto 18, 2021

Sem atraso ou risco

      “Depois disto, disse aos seus discípulos: Vamos outra vez para a Judéia. Disseram-lhe os discípulos: Rabi, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e tornas para lá? Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.João 11.7-10

      O homem espiritual vê o invisível, sabe onde e quando andar, pois o faz na orientação de Deus, e quando o Senhor orienta sempre há luz. Há perigo, existem opositores, há torcida contrária, existem invejosos? Sim, mas se Deus manda, faça, com humildade e cuidado, mas sem medo e com segurança. A vitória não está no ambiente, nas pessoas, na situação, no mundo visível, mas na ordem de Deus. 
      Contudo, o contrário também é verdadeiro, se Deus não mandar, ainda que tenhamos as melhores intenções e os maiores esforços, ainda que os homens nos apóiem, ainda que as situações econômica e política estejam favoráveis, estaremos em trevas. Na escuridão do noite espiritual, não há clareza intelectual ou fortaleza material que resistam, o maior perigo é espiritual, não físico. 
      Andemos enquanto há dia, pois virá uma noite maior para toda a humanidade e nela só a graça de Deus para sustentar os humildes que confiam num Deus espiritual invisível, e não no que os olhos acham ver. O invisível se torna visível para os simples, as mudanças de estações, de eras, a passagem do dia para a noite, são discerníreis aos que temem a Deus. A força não está em fazer, mas em obedecer. 
      Em sua jornada pessoal, você sabe se é dia ou se é noite? Se é amanhecer ou é entardecer? Não durma com o Sol a pino, mas também não tente trabalhar à meia-noite, pelo que conseguiu construir no tempo certo agradeça a Deus e descanse. Se não foi suficiente, ainda assim Deus cuida com misericórdia dos que se quebrantam diante dele, mas o teimoso que quer fazer fora de hora cairá e não saberá onde. 
      Na passagem de Jesus “ressuscitando” Lázaro (leia todo o capítulo onze do evangelho de João para melhor entendimento) parece que Jesus estava fazendo tudo errado, demorou para ir ver Lázaro e suas irmãs, não era um momento propício, visto que os judeus queriam seu mal, mas ainda assim ele teve calma. Seus discípulos, olhando a situação de fora, não entenderam e exortaram o mestre, cegos. 
      Contudo, quem anda na luz não se perde, não é confundido, não é pego por surpresas, por armadilhas, pela maldade do homem, e acima de tudo, quem está na luz pode pedir uma interferência extraordinária de Deus (extraordinária pelo menos aos olhos dos homens) e ser atendido. Os tolos poderiam dizer, “se Jesus tivesse ido ver Lázaro na hora certa um milagre não precisaria ser exigido”. 
      Mas quem de nós entende os planos de Deus, o que de melhor Deus pode nos ensinar, não através do impedimento do mal antes que esse se realize, mas com a vitória sobre esse depois que já se realizou no mundo material? Deus age de muitas maneiras, e muitas vezes não porque seja o melhor jeito, mas porque é o único jeito de nós, homens de duras cervizes, sermos quebrantados e aprendermos algo. 
      O ponto desta reflexão é um só: quem anda na luz de Deus não se atrasa, nem se expõe a perigos desnecessariamente, antes cumpre o propósito maior de Deus, glorifica seu nome e cresce espiritualmente. Cuidado, os que julgam pelos olhos físicos, mas que são cegos espirituais, que se achando lúcidos estão em trevas. Estejam felizes, contudo, os que obedecem a Deus, para vocês a luz mais alta nunca falta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário