14/08/21

Você sabe que olhos tem?

      “Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.I Coríntios 14.12

      Vivemos neste mundo avaliando tudo, trabalhando, ganhando, perdendo, amando e desgostando, juntando e separando, tudo sob o ponto de vista desse mundo. Pudera, estamos presos a corpos físicos que nos limitam, mas nossos espíritos eternos estão dentro deles e pelo Espírito Santo de Deus podemos dar a eles alguma liberdade, de forma a podermos ver as coisas sob os olhos mais precisos da eternidade. Você sabe que tem olhos espirituais? Você os usa? O texto inicial, assim como a passagem bíblica da qual ele faz parte, muitos ignoram, promovem o mal uso da exceção e negam o bom uso da regra, mas uma crítica a isso não é o ponto dessa reflexão. O ponto é acordarmos para a realidade dos “olhos espirituais” que todos nós temos.
      Nossos pés morais são nossos olhos e nossos ouvidos físicos, são eles a entrada do mundo para nossas mentes, que depois decidem se vão ativar o resto de nossos corpos para reagir. Nossos olhos e nossos ouvidos espirituais são os dons do Espírito, e eles são mais abrangentes que o que Paulo descreve em sua primeira epístola aos coríntios, não que Paulo não soubesse mais, mas registrou de uma forma didática, para abençoar a todos, não só “especialistas”. Algo que precisamos entender é que encarnados somos limitados para interagir com o mundo espiritual, assim, toda comunicação que experimentamos é uma aproximação, interpretamos com faculdades físicas conhecimentos espirituais, são planos distintos tentando se comunicar. 
      O mundo espiritual não usa palavras, línguas nacionais, dialetos ou qualquer outro tipo de protocolo de comunicação, assim quando sentimos algo de Deus a mesma coisa pode ser sentida por outra pessoa, de outra nacionalidade e mesmo de outra religião. As interpretações são as mesmas? Sim, porque a fonte e a intenção dessa são as mesmas, mas os receptores são diferentes, assim, a maneira como descrevemos essa comunicação pode variar, não só na qualidade intelectual, como também na moral. Se Deus fala a uma criança que ela deve amar o próximo ela interpretará isso de maneira diferente da maneira que um adulto vai interpretar. Diferenças também podem haver entre as interpretações de um adulto sadio e de um sociopata. 
      Todos temos sentidos espirituais para estabelecermos uma comunicação com o mundo espiritual, seja com espíritos malignos, seja com Deus, mas nos comunicarmos com mais facilidade depende de intimidade, do tempo que usamos para aperfeiçoar nossa ligação com o plano espiritual. O amigo entende até o olhar silencioso de um amigo, visto a intimidade que ambos compartilham. Contudo, como tudo na interação com o mundo espiritual, dialogar com o plano espiritual implica em mente e fé. Com o mundo espiritual nos comunicamos através dos pensamentos, indiferente se esses são verbalizados ou não por sons. Por outro lado, dialogar com algo que nossos olhos físicos não veem e nossos ouvidos físicos não ouvem implica em crer.
      Nossa mente é poderosa e por isso deve ser usada com sabedoria, ela pode se comunicar com Deus, também com espíritos malignos, mas também pode simplesmente imaginar, criar entidades mentais que a princípio nem existem, e isso não é dom do espírito, é transtorno mental. Eu disse “a princípio não existem” porque quando não há Deus pode haver espaço para espíritos mistificadores, usando imaginação equivocada humana para “aparecerem”. A magia, o ocultismo e outros esoterismos, permitem ao homem comunicação com espíritos enganadores através de imagens mentais do homem, construídas em séculos de maldade, medo e engano. Assim, precisamos provar e aprovar para saber se nossa comunicação mental é com Deus.
      A prova é simples: paz e bons frutos, uma experiência com o Deus verdadeiro sempre deixa essas duas coisas em nossas vidas. Se não há paz verdadeira e que fica e se nossa vida não melhorou de qualidade moral, podemos estar em comunhão com loucuras ou com demônios, que é a mesma coisa no final das contas. Você sabe que sentidos tem? Tem olhos e ouvidos espirituais, aprimore-os com vida de oração e com experiência com os dons espirituais, que tem como consequência uma vida de humildade, de amor fraterno e de santidade que quer agradar a Deus nos detalhes e numa paz que nos protege do mal. Você tem olhos espirituais, use-os, apesar de viver no mundo sua vida só será completa enxergando o que Deus quer te mostrar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário