sábado, janeiro 22, 2022

Ao nada não se reage

      “Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.Lamentações 3.26

      O bem está sempre em movimento, atraído pelo amor de Deus para sua luz mais alta, o que conecta a Deus é o movimento, movimento é vida. O mal está na ausência de movimento ativo, quem não se move espiritualmente para Deus, ainda que não esteja fazendo um mal, está desligado de Deus, em disposição de morte. Parado se cai, move-se passivamente para baixo e para longe de Deus. Com o bem se interage, quem está ligado a Deus pergunta a Deus e ele responde, com o mal não se interage porque ele é nada, ausência de movimento e de Deus, e para nada não precisa haver reação. 
      Jesus ficava em silêncio muitas vezes quando seus opositores, os maus líderes religiosos de sua época, o inquiriam, ele não fazia isso por displicência ou soberba, mas porque ao nada não se reage. Não há sentido em perder tempo com o mal, com nada, responder ao mal, à malícia, às segundas intenções, à inveja, à ira, é perder tempo, é dialogar com o vazio, é enfadar-se à toa. Assim precisa ser com aqueles que hoje querem ser espirituais, discernirem o que se move para Deus e o que está parado, diferenciar vida de morte, luz de trevas, bem do mal, e ser útil para Deus reagindo ou não.
      Muitas vezes nos vemos em situações onde ofensas, acusações, injustiças e impropérios nos são direcionados e ficamos indignados, nessa indignação diante de palavras e atitudes descabidas, tentamos achar uma maneira de reagir à altura e não conseguimos. Isso nos deixa cansados, angustiados, podendo até fazer com que nos achemos, por não encontrarmos contra-argumentação, os errados na história, mas na verdade não achamos resposta porque não existe resposta, não uma resposta espiritual. Nesses casos o certo é não reagirmos, nada respondermos, permanecermos em silêncio.
      Quando o mal nos deixa sem reação ele nos coloca em xeque-mate e alcança seu intuito, parar nosso movimento em direção a Deus, e acredite, aqueles que se colocam como instrumentos do mal, sejam seres humanos ou espíritos, são mestres em aplicarem essa jogada, são mais astutos que os filhos da luz, são maliciosos, não sábios. A tristeza adora companhia, o mal não quer ficar só em sua morte, desligado de Deus, passivo espiritualmente, ele quer que outros fiquem com ele, pessoas erradas querem a companhia de pares que apoiem suas escolhas erradas para se sentirem vivas.
      Por várias vezes a Bíblia nos orienta ficarmos em silêncio, seja diante de opositores, diante do pecado alheio ou diante de tempos difíceis, como os atuais em que vivemos. Mas no mundo de hoje, onde todos têm opinião sobre tudo, se acham no direito de gritar essas opiniões e na presunção de acreditarem que suas opiniões são mais legítimas que as demais, nunca foi tão difícil ficar em silêncio e ser espiritual. Entretanto, talvez nunca tenha sido tão necessário mostrar o Deus verdadeiro ao mundo, de forma realmente espiritual para glorificar ao Senhor, não nossos egos vaidosos (Amos 5.13). 
      Deus aparece como luz nas trevas, silenciosamente, de forma espiritual, não material, o que se move para ele o faz de maneira simples, leve, quase imperceptível. A vida pulsa por si só, mas ainda que chacoalhemos um cadáver, que o submetamos a eletrochoques, que o amarremos a fios e o movimentemos como um marionete, ele não terá vida e toda demonstração de ânimo será falsa. Como vemos zumbis hoje, dentro de igrejas, defendendo ideologias, fazendo e acontecendo, mas mortos, parados em direção a Deus, não acham virtude no silêncio sábio, mas fraqueza, e por isso morrem. 
      Muitos permanecem em silêncio para encobrirem seus erros, se falarem terão que mentir, mas o que se move em Deus fica em silêncio diante de um ataque do mal para guardar a verdade, que não deve ser compartilhada com qualquer um e de qualquer jeito, simplesmente porque isso para nada serve. Quem não está preparado não entende, não é o argumento que convence alguém, mas todo um processo de vida com Deus que prepara a pessoa, então, quando a verdade for dita, o preparado naturalmente receberá e entenderá. Não cabe ao homem convencer outro homem, só a si mesmo.  
      Não se pode fugir de Deus, Deus está em todos os lugares, assim, resistir a Deus é parar, por isso dizemos que alguém que está possuído pelo mal está amarrado, sem liberdade de se mover espiritualmente para Deus. Todos nós já experimentamos momentos em que nos vemos confusos, sem sabermos o que fazer, em situações assim nos sentimos amarrados. Podemos até buscar fuga em algum ativismo ou prazer do corpo para tentarmos nos esquecer de nossa condição, mas enquanto não nos resolvermos com Deus e seguirmos para ele, estaremos parados e longe do melhor do Altíssimo. 
      Ter um encontro maravilhoso e marcante com Deus em oração é nos colocarmos em movimento espiritual para as mais altas regiões celestes (Salmos 121.1-2), nisso temos libertação das preocupações e sofrimentos do mundo, do mal dos outros e de nossas culpas. O mais formidável disso é que nos movemos espiritualmente, isso impacta nossa mente e nossos sentimentos independentemente do nosso corpo físico, assim mesmo presos a um leito ou a um cárcere, podemos alcançar a paz maior. Isso nos transporta, nos desamarra e nos dá forças para guardarmos silêncio diante do mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário