segunda-feira, janeiro 17, 2022

Não há virtude na ansiedade

      “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.Filipenses 4.6-7

      O ansioso deseja uma coisa que ainda não aconteceu, mas acreditando que algo ruim pode ocorrer. Já o esperançoso também aguarda algo, mas na certeza que as coisas de algum jeito vão dar certo. Ansiedade só se transforma em esperança quando temos uma experiência viva com Deus em oração, onde conseguimos entregar algo, abrindo mão de querer ter controle sobre as coisas, confiando que Deus tem a posse do que entregamos e fará o melhor.
      Essa transformação requer consciência racional, mas também experiência emocional, e ambas só são possíveis com profunda comunhão espiritual em Deus. Disso assenta-se em nós a paz maior, que nos protege das acusações dos maliciosos e do ceticismo dos que não temem ao Senhor. Você sempre tem direito à paz, não se esqueça disso, assim não permita que situações ou pessoas construam contingências desnecessárias em você. 
      Ansiedade não alia trabalho a alguém, não há vantagens em andar ansioso, nos mostrarmos ansiosos não exibe para os outros que somos pessoas responsáveis, esforçadas, ocupadas, ansiedade não é virtude, não se ganha horas extras sendo ansioso. Ansiedade é oração que não foi feita, é doença construída em nossos corpos e mentes, é vaidade e incredulidade, é ver o problema maior que Deus, portanto, confiar em ídolo vazio, não no Senhor. 
      Muitos de nós, talvez a maioria, são ansiosos crônicos, disso nascem vícios buscados para que prazeres fáceis anulem a dor da ansiedade. Se todos devem ter vidas diárias de oração, muito mais os ansiosos, que podem transformar pequenos problemas em torturantes sofrimentos. O ansioso aguça sua criatividade de forma negativa, vive mais no plano imaginário e mental que no físico e real, a esse só experiência espiritual com Deus traz cura e paz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário