terça-feira, janeiro 18, 2022

Pôs meus pés sobre uma rocha

      “Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor.Salmos 40.1-3

      Um daqueles salmos onde o autor usa com primazia metáforas da natureza para descrever um ambiente emocional interior. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, isso é perfeito, pelo menos para mim, como me sinto tantas vezes nessa situação, diante de certas pessoas, tendo que enfrentar uma decisão, ou mesmo superar um passado que já pensava ter superado. Não achamos o chão, isso significa não conseguirmos ver referências que nos mantenham firmes, tudo parece rodar, se mover, nos esquecemos quem somos e o que conquistamos até então. 
      Como sempre, só nos resta orarmos a Deus, com muita humildade, com todo o coração e cheios de fé, pedindo que ele nos dê a mão, nos ponha de pé e nos firme sobre sua palavra, uma promessa de esperança. O que ocorre depois é simplesmente uma mudança de olhar, nos desprendemos do chão movediço, do charco de lodo, que no meio da luta parecia envolver tudo, e olhamos para o Deus Altíssimo. Achamos o ar, liberdade para respirarmos, perdão para darmos aos outros, forças para superarmos os ataques injustos do homem egoísta e falso, voltamos a viver, achamos de novo a paz. 
      No final de provas assim o louvor ganha legitimidade, fica novo, pois o Espírito Santo tem facilidade para descer, nos tocar e nos levar para o alto, o caminho espiritual para Deus fica desimpedido. O chão, antes um lago horrível, se transforma numa rocha, confiável, nos lembramos de quem somos, do que trabalhamos para ser o que somos, tomamos posse do que já nos foi dado e obtemos um bem precioso. Esse bem é um testemunho verdadeiro de uma experiência profunda com o Senhor, esse testemunho poderá ajudar a outros, cumprirá nosso propósito no mundo, sermos luzeiros. 
      Se as pessoas precisam de nossa paciência, se nós mesmos necessitamos de tempo para digerirmos as coisas e fazermos as melhores escolhas, Deus também necessita de nossa paciência, não por alguma limitação dele, mas por limitações de outras variáveis do universo que ele pode estar esperando resolverem-se para nos responder. É a isso que o salmista se refere quando diz “esperei com paciência no Senhor e ele se inclinou para mim”. Você tem tido paciência com Deus ou fica exigindo que ele resolva as coisas imediatamente, quando você pede? Ter paciência é ato de amor verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário