domingo, janeiro 23, 2022

A verdade, nada mais

      “Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará.Salmos 145.18-19

      O ser humano é hábil em inverter as coisas para se beneficiar, mas essa inversão, mesmo que com aparência de algo bom, nada mais é que uma mentira. Eu, você, todos nós, temos medo da verdade, por isso mentimos muito, afinal, mentir é mais fácil, mais agradável, nos protege principalmente de nós mesmos, da nossa verdade. Temos a tendência de exagerar em nossas qualidades, ou mesmo de inventa-las, e de diminuir nossos defeitos, e ainda que os citemos tentamos dar a eles um viés de virtude, de sinceridade.
      Diz-se, que quando questionadas sobre seus defeitos em entrevistas de emprego, o que muitas pessoas respondem é que são perfeccionistas, exigentes demais com elas mesmas e com os outros, mesmo idealistas. Mas isso é só um jeito conveniente de se dizer que se é chato, inseguro e prepotente, quem é humilde convive bem com sua humanidade limitada, com as dos outros, e sempre é educado. Enfim, isso só são mentiras que contamos a nós mesmos e aos outros. Convencem? A ninguém, só faz perder tempo. 
      Temer a verdade nada mais é que querer colher honra antes do tempo, por isso encontra-se na mentira um jeito mais rápido de se receber reconhecimento. Quem não tem paciência não ama, quem não se mostra como é, o faz por medo e quem tem medo não ama, quem não se aceita, mesmo ainda em construção, a ser melhorado, não ama a si e quem não se ama não pode amar o outro. Interessante como medo, mentira, falta de paciência e incapacidade de amar estão relacionados. O que resolve isso? Achar paz na verdade. 
      Não basta se achar povo de Deus, frequentar igreja, obedecer costumes evangélicos, é preciso prática de misericórdia que acha santidade e a vive, que conhece mais e mais a Deus. Só a verdade resiste ao tempo, palavras falsas, não, só a verdade nos faz puros o suficiente para sermos templos do Espírito Santo, podendo receber a luz do Altíssimo e refleti-la aos homens. Ser purificado pela verdade não é processo rápido, podemos passar uma vida submetidos às provações para que mentiras sejam purgadas.
      Este que escreve também mente, admitir minha verdade não é fácil, mas eu assumo isso e faço do fundo do coração a oração: “Senhor, sei que é difícil, mas eu quero a verdade, somente ela, nada mais que ela, assim, ajuda-me a entender a verdade, a aceitá-la e a vivê-la, pagando o preço que for preciso, sei que nisso está tua luz mais alta e só nela há vida eterna e sentido para existir”. Se entendermos de fato tudo que implica assumirmos nossas verdades veremos que é difícil fazer uma oração assim, mas é necessário. 
      A verdade é escudo contra todo tipo de mal, quando a dizemos não há mais argumentos, acusações, não que possam nos atingir, a não ser que sejam argumentos mentirosos e acusações falsas, e esses não atingem quem está protegido pelo escudo da verdade. Dizer a verdade pode nos colocar numa posição frágil, onde os maus poderão nos atacar com facilidade, mas a verdade nos dá o escudo de Deus e protegidos por esse, ainda que os maus achem que estão nos destruindo, não estão, porque são só armas da mentira. 
      Usar o escudo da verdade ensina a ter paciência, a confiar no Senhor do tempo que na hora certa honra os verdadeiros. Se você estiver errado? Admita. Se não tiver condições de construir algo? Aceite, mas não minta, melhor não fazer nada que mentir. Contudo, humilhe-se diante do Deus da verdade, peça a ele forças e oportunidades para construir uma boa reputação, onde você não precisará mentir para ser reconhecido como ser humano do bem. Deus pode nos construir, mas a base para isso só a verdade pode dar. 
      Que verdade você esconde? Que não é tão feliz no casamento como queria? Que não é tão competente na área profissional como precisaria? Que não é tão espiritual, tão virtuoso, como se esforça em aparentar na igreja? Que não é tão amoroso com teus filhos como eles precisariam que você fosse? Que não tem tanta paciência com parentes, pais, sogros, irmãos, cunhados, como deveria ter como cristão? Mentiras são respostas a cobranças erradas, já que a cobrança certa, a de Deus, nada pede de nós além da verdade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário