quinta-feira, janeiro 13, 2022

A bênção vem do desconhecido

      “Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão. Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro. Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.
      Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu eleito, eu te chamei pelo teu nome, pus o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses. Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças; Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.
  Isaías 45.1-7

      Muitas vezes duvidamos porque não fazemos ideia de quem Deus pode usar para nos dar uma bênção. Num momento em que Israel estava aprisionado pelo povo babilônico, Deus levanta um povo estranho e mais poderoso para libertar Israel. A chamada de Ciro é peculiar, o Senhor lhe diz, “te cingirei, ainda que tu não me conheças”, “dar-te-ei os tesouros escondidos… para que saibas que eu sou o Senhor… que te chama pelo teu nome”. 
      Maravilhoso como Deus capacita o que chama para um trabalho, e não se engane, Deus chama quem e quando ele quer. “Tomo pela mão direita para abater as nações diante de sua face… irei adiante de ti e endireitarei os caminhos tortuosos”, Deus chama e prepara o caminho do chamado antes desse começar a caminhar, Deus, Senhor do tempo e dos destinos.
      O trabalho pode ser duro, mas mandado por Deus tem objetivo poderoso, semelhante à chamada de Ciro, Deus sempre nos chama para libertar os homens, de um jeito ou de outro. Às vezes, também como Ciro, homens com os quais nem temos uma ligação direta, às vezes verdadeiros desconhecidos para nós. Mas também como com Ciro, Deus nos prepara antes assim como aqueles que temos que ajudar, de maneira que destinos diferentes se cruzem e o nome do Senhor seja exaltado. 
      Quem precisa da libertação, como no caso de Israel, pode não ter ideia de que Deus pode levantar um desconhecido, mais forte que aquele que o oprime, para que seja libertado, mas Ciro era o homem certo para vencer Babilônia. Deus sempre tem o homem certo para anular as forças das Babilônias que nos oprimem, confie nisso, se não vemos isso é porque não sabemos tudo. 
      O final do texto bíblico inicial é fantástico, “eu sou o Senhor e não há outro, eu formo a luz e crio as trevas, eu faço a paz e crio o mal, eu, o Senhor, faço todas estas coisas”, mistérios poderosos são revelados, ainda que sob a ótica temporal de Isaías, um profeta dos tempos antigos. O diabo não cria o mal, os homens não produzem as guerras, mas mesmo o mal e as guerras podem ser instrumentos de Deus para abençoar os quem temem seu nome. 
      Nada acontece sem a permissão do Senhor e tudo está previsto em seus planos, assim como será útil, na maravilhosa máquina cósmica do universo, para que a vontade de Deus seja feita, abençoando quem precisa, disciplinando quem necessita e punindo quem merece, num equilíbrio perfeito. Não duvide, Deus está preparando um Ciro específico para você, ainda que você não o conheça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário