terça-feira, janeiro 25, 2022

Descansa, ouça e obedeça

      “Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.Jeremias 31.3

      Bem intencionados, muitos me ensinavam, quando comecei no evangelho, que devia ter vida de oração e de leitura bíblica disciplinada, deveria falar com o Senhor e estudar a Bíblia todos os dias, assim como ser assíduo nos cultos da igreja. Lembro-me de adquirir aqueles livretos de meditações diárias que vinham com uma devocional por dia do ano, aprendi muito da Bíblia assim. Como eu disse, sei que a intenção era a melhor, e para novatos na fé estipular metas e horários pode ser útil para que esses se acostumem com uma vida com Deus. 
      Contudo, tenho entendido que Deus nos chama para sua presença mais íntima quando é preciso, assim, ouvir a chamada de Deus para orar e depois ouvir o que ele tem a dizer, é mais importante até que orar de forma metódica e repetitiva. Mas calma, não entenda errado, isso não significa que não temos que tomar a iniciativa, que basta-nos esperar a iniciativa de Deus. Na verdade, para quem atingiu certa maturidade é assim mesmo que funciona, mas só tem direito a isso quem vigia o tempo todo e está sempre disponível para obedecer. 
      O sábio é buscarmos a presença mais próxima do Senhor pelo menos uma vez no dia, deixando com Deus querer ou não nos dar um encontro diferenciado, muitas vezes bastará, de forma objetiva, um agradecimento e a entrega de nossas vidas e daqueles mais próximos a nós nas mãos de Deus. Acredite, falar pouco, mas com fé e com sentimento, pode dar mais resultado que ficar querendo saber o que Deus não quer dizer, além do mais Deus nos conhece e sabe quando estamos preparados para experiências mais profundas. 
      Eu procuro estar sempre atento a Deus e quando sinto ele me chamando para orar tento responder o mais depressa possível. Se não estiver em casa, procuro um lugar reservado e ouço o que o Senhor quer me falar, seja me orientando a interceder por algo, seja ouvindo uma resposta ou uma revelação, seja adorando seu nome pelo simples fato dele ser Deus. Faço isso mesmo estando em frente à TV no meio de um filme, desligo tudo e obedeço, às vezes Deus não chama duas vezes, se perdemos uma oportunidade não teremos outra.
      Sabemos que Deus nos chama para orar quando sentimos sua presença de maneira diferenciada, é como um “puxão que nos atrai para cima” e que lança sobre nós uma clareza espiritual, achamos forças mesmo estando antes desfalecidos, e para os que permitiram manifestação de dons espirituais a boca pode se encher de “línguas estranhas”. (Aproveitando a oportunidade, “convertidos” recebem dons no momento que se convertem e são selados com o Espírito Santo, mas os dons só se manifestam se a mente for liberada).
      Deus é luz e poder e nos chama assim, iluminando-nos e ungindo-nos, dessa forma quando oramos porque Deus nos chamou para isso temos vontade e forças para orar, isso é espiritual e suplanta mesmo limites físicos. Isaías 40.30-31 expressa com exatidão como nos sentimos quando fazemos algo obedecendo uma palavra de Deus: “os jovens se cansarão e se fatigarão e os moços certamente cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário