segunda-feira, janeiro 24, 2022

A verdade merece consolo

      “Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximoSalmos 15.1-3

      O único consolo que nos cura e permanece é o consolo de Deus, esse, contudo, só provamos depois que conhecemos e aceitamos toda a verdade sobre nossas vidas, sobres o Senhor, sobre aqueles que convivem conosco, e sobre aqueles que por algum motivo dependemos. Não provaremos o consolo de Deus se nos refugiarmos na mentira, na inveja, no rancor, nas coisas ruins que nos levam a pôr a culpa de nossos problemas nos outros, e a promovermos os defeitos dos outros para escondermos os nossos. Contudo, vivermos a verdade do jeito certo pode não ser algo fácil e nem agradável, requer de nós a humildade, da qual podermos passar muito tempo de nossas vidas tentando fugir. 
      O metal só é purificado quando exposto à alta temperatura, quando as impurezas podem ser separadas dele, só depois ele poderá receber água que o fará voltar à sua temperatura normal, se ele receber água antes só limpará sua superfície externa, não purificará seu interior. Assim somos nós, a verdade pode elevar nossa temperatura, fazer com que nos sintamos desestruturados, desconstruídos, quase desfalecidos, ela não nos deixa confortáveis, mas é a única maneira de sermos purificados. Só depois disso, Deus, o pai de amor, pode derramar seu Espírito sobre nós, a água limpa e fresca, que nos equilibra emocionalmente com paz e nos consola totalmente, agora moral e espiritualmente purificados. 
      Podemos buscar o consolo sem termos assumido toda a verdade, e quando é assim sentimos que oramos a Deus e ele parece não nos responder, Deus sempre responde, mas nem sempre do jeito que queremos, que achamos melhor. O Espírito de Deus não convive com a mentira, e se estamos nos baseando em alguma mentira a “temperatura” aumentará até que ela seja extraída. Por outro lado “não matemos o mensageiro”, Deus pode usar pessoas pelas quais talvez não tenhamos muita simpatia para nos confrontar com alguma verdade, assim não nos revoltemos contra elas, não as difamemos nem desejemos mal a elas, tentando destruí-las já que não podemos destruir a verdade que elas entregam.
      Aceite a alta temperatura humildemente, como mão de Deus tornando-te melhor, ainda que doa, e a verdade sempre dói, mas depois disso, tenha certeza, uma vez aprovado Deus te consolará de maneira singular. Achará a paz, o direito de habitar no tabernáculo de Deus, o santo monte, um lugar espiritual altíssimo onde Deus abriga os verdadeiros. Três virtudes habitam com o Altíssimo, de onde a luz mais forte emana: o amor, a santidade e a verdade, elas se completam, uma não pode existir sem a outra. Somos santos sendo verdadeiros, amamos sendo santos, somos verdadeiros sendo santos e amorosos, do perfeito vínculo dessas três virtudes brotam paz e justiça, o consolo de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário