quinta-feira, janeiro 20, 2022

Sopro de Deus!

      “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Gênesis 2.7

      “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.” Gálatas 4.4-7

      “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.João 17.21

      Já abordamos aqui ser amigo de Deus e não só soldado dele, e sobre ser íntimo de Deus e não só vitorioso em guerras físicas, desta vez vamos nos aprofundar na essência espiritual que todo ser humano tem e que o conecta com Deus. Se fôssemos só seres com o objetivo de nos aproximarmos de Deus para sermos melhores, nossa existência já teria sentido, mas só isso seria solitário e bem mais difícil de ser feito. Como filhos temos uma parte de Deus em nós, aliás nossa parte principal e eterna, o fôlego de Deus. 
      É o nosso espírito que consegue se comunicar com o Deus Altíssimo através do Espírito Santo enviado por Jesus. Jesus é início e fim, é começo pois enviou o Espírito Santo e é fim pois é a porta mais alta que recebe nosso espírito nas “asas” do Espírito Santo e o coloca nas regiões espirituais mais altas. O Espírito Santo vem à terra, toma nossa intenção e a leva a Jesus, a porta direta para Deus, acima de potestades, principados e outras potências e seres espirituais, existe um mistério muito importante nesse processo. 
      Negar a Deus não é negar algo fora de nós, é negar nossa essência, nossa razão de existir, o fôlego de vida que nos habita suspira pelo Espírito Santo, precisa dele para viver, se negamos essa vocação intrínseca morremos. Conhecer a Deus e seguir em sua direção não é só questão de opção, ainda que Deus respeite nossas escolhas contrárias a ele, também não é fraqueza de ignorantes e manipulados, mas é aceitar e viver aquilo que temos de mais profundo dentro de nós, a vida eterna. Nossa vocação maior é espiritual. 
      O trabalho mais nobre que o ser humano pode fazer, que o evoluirá para seu mais alto potencial, é não fazer nenhum trabalho. O paradoxo espiritual é deixar livre a essência interior que naturalmente deseja Deus e é atraída pelo amor de Deus. Tudo que pesa e amarra nos deixa parados espiritualmente e nos separa de Deus, espiritualidade nada mais é que leveza moral e emocional que se move para o Altíssimo sem amarras, deixando para trás toda ilusão da matéria e de seus prazeres, egoísmo, vaidades e maldades. 
      Contudo, o trabalho de permitir elevar-se o espírito não é algo fácil, na verdade é o trabalho mais difícil que existe, justamente por ser o mais simples, eis novamente o paradoxo que só entende quem busca humildemente o Senhor com todo o coração, o conhece e o segue. Aumentar a sensação de culpa, tentando mantê-la na alma por mais tempo possível, é uma falsa espiritualidade que muitos criam para tentarem provar a si mesmos e aos outros que ainda que pequem não gostam disso, isso só gera hipocrisia e peso. 
      Muitos provam infernos, não por odiarem o rei, mas por ser acharem mais reais que o rei. Muitos acreditam em Deus, mas por não conseguirem vivenciar sua vontade infringem a si mesmos remorsos infindáveis, não percebem que isso também é vaidade, é trabalho em vão. Deixemos a culpa como a uma mochila pesada que apesar de podermos ter levado por anos não faz parte de nós. Sermos simples para executarmos isso nos dá a paz que nos fortalece para não fazermos as coisas erradas e fazermos as certas. 
      Os autores bíblicos usaram vários termos na tentativa de definirem a relação seres humanos com Deus, criatura com criador, filho com pai, servo com senhor, amigo com amigo, como sempre, mistérios espirituais são difíceis de serem entendidos com conceitos do plano material, porque são espirituais. A verdade é que todos os seres estão ligados uns aos outros e a Deus, seja no plano material com limites, seja mais plenamente no espiritual. Viver esse mistério no Espírito Santo é se entender no universo e ser útil. 

Esta reflexão é uma resposta
à reflexão anterior, se puder leia-a
para entendimento melhor do assunto.
José Osório de Souza, 16/07/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário