sábado, março 26, 2022

Liberte-se de fórmulas (55/90)

      “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.
Jeremias 33.3

      O que compartilho neste estudo não é uma teoria para mim, somente coisas que li, que outros me disseram, que ouvi, não é isso, são experiências em primeira mão. Leio muito, estudo a Bíblia, comentários sobre ela assim como outros textos sagrados, mas não bato o martelo em nada antes de Deus me dar sua palavra final em oração. Algo maravilhoso em andar com Deus é ver que as coisas acontecem de forma sincronizada e serena, assim, só fui atrás de alguns conhecimentos, me informando mais intelectualmente, depois que Deus me autorizou em oração. Dessa forma tenho entendido as coisas no tempo melhor, não tenho sido surpreendido, nem tenho me escandalizado, tudo tem caído em meu coração na medida certa.
      Pela misericórdia e vocação de Deus sempre tive vida de oração, mesmo quando andava pelo deserto da vida errando para aprender a acertar. Mas nos últimos anos, coincidindo minha idade com a pandemia, que me prenderam mais em casa, Deus tem me atraído para viver experiências fantásticas em oração. O que quis a vida inteira, e que por muito tempo nem sabia que queria, se realizou. Isso tem levado-me a saber de coisas que desejaria muito compartilhar aqui, mas que Deus tem pedido que eu guarde no coração, assim tenho aprendido a conhecer e a calar. Esta reflexão é sobre oração, como ela nos conduz ao céu, experiência que quando verdadeira é mais ouvir e obedecer, que falar e se explicar, acontece de cima para baixo. 
      Você já deve ter passado por isso, um amigo te conta que achou um restaurante com uma comida ótima e com um preço bom, então, te passa o endereço do lugar. O local não é fácil de se achar, e se for em um grande centro, como São Paulo capital, complica ainda mais. É claro que nos dias atuais, com navegação por GPS, basta digitarmos rua e número num celular, mas antigamente não era simples acharmos endereços desconhecidos. Funciona assim no plano físico, as coisas têm referências, endereços, pontos cartesianos num mapa, ou então medidas, comprimento, largura, altura, uma vez identificado algo as referências podem ser registradas e usadas como fórmulas, para que outros identifiquem algo depressa e com facilidade. 
      O que define, encerra, o que se acha, acaba, o que se controla, falece, no mundo material as coisas funcionam assim. Quanta expectativa acumulamos quando queremos algo, e isso tem um lado produtivo, nos dá energia para trabalharmos para obtermos algo. Todavia, quão facilmente enjoamos, como crianças depois de ganharem um brinquedo e brincarem um pouco com ele. Um tempo depois de adquirirmos algo, aquilo não gerará mais em nós expectativas e prazer, o bem mais caro perderá o valor, então, desejaremos outra coisa. Isso acontece com todos nós e em muitas áreas, as coisas perdem o encanto, entediam. Nem são as coisas que ficam menores, são nossas almas que são pequenas demais para reterem satisfação. 
      Até casamento, se não for administrado em amor verdadeiro, assumindo-se com responsabilidades os desafios que ele traz, poderá cair no tédio e levar à quebra de uma aliança, que no início parecia tão especial, duradoura e satisfatória. No mundo tudo é passageiro, contudo, é diferente no plano espiritual, simplesmente porque lá não existe morte, fim, limites. Não existem fórmulas para acharmos coisas espirituais! Por quê? Porque no plano espiritual tudo é vivo e como tal pede de nós sempre leituras atualizadas, ainda que as referências morais mais altas de Deus sejam imutáveis. Como no plano físico sempre morremos, precisamos de trabalho constante para nos harmonizarmos com um plano eterno. 
      No mundo somos inabilitados para entender plenamente o plano espiritual, o que fazemos é estabelecer comparações, se engana quem lê meras adaptações como informações reais e ao pé da letra. Se não fosse assim bastaria-nos querer que veríamos o mundo espiritual, anjos, diabos, demônios, espíritos e outros seres, o perceberíamos pelos sentidos físicos. É preciso inteligência e imaginação, fé e vontade, numa qualidade moral santa e amorosa, para conectarmos planos opostos. O maior desafio que aprouve a Deus entregar ao homem no mundo, é conciliar plano físico com plano espiritual, matéria com espírito, ciência com fé, materialismo com religiosidade, quem entende isso entende a principal razão de viver encarnado. 
      Todo o estudo “Quem você será na eternidade?” pretende provocar as pessoas para terem vidas espirituais vivas e renovadas, libertando-se de fórmulas religiosas para terem intimidade espiritual com Deus. Isso permite aos seres humanos construirem o céu em seus homens interiores ainda neste mundo. Mas nesta parte, “Liberte-se de fórmulas”, e na próxima, “Para ser íntimo de Deus”, me aprofundarei mais no assunto. Oração é fundamental nesse tema, momento de alimentação espiritual que só será eficiente se feito sem receitas de homens, usando coisas espirituais para entender coisas espirituais, libertando cristãos do materialismo pelo Espírito Santo, levando-os da religiosidades morta para a vivificante espiritualidade.
      Oração formal tem sua importância, principalmente liberar nosso emocional de ansiedades, por isso começar o período de oração falando com Deus sobre nossas preocupações mais diretas, pedindo perdão, solicitando proteção para nós e nossa família, clamando por manutenção material, pelos nossos empregos e atividades profissionais, agradecendo a Deus por tudo, é recomendado, todos os dias. Mas é depois disso que nossa alimentação espiritual mais avançada inicia-se. Você já notou que muitas vezes, depois de ter orado por tudo que precisava, ainda assim se sentiu vazio? Não triste, mas vazio? É porque Deus tinha mais para te dar e você não buscou. Quando razão e emoção cessam é que o Espírito Santo age para nos encher. 

Esta é a 55ª parte da reflexão
“Quem você será na eternidade?”
dividida em 90 partes, para melhor
entendimento leia toda a reflexão.

José Osório de Souza, março de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário