quinta-feira, março 24, 2022

Espera e vigia em Espírito (53/90)

      “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?” 
Salmos 27.1

      Certa vez, quando pedi do Senhor uma orientação, o Esprito Santo me disse de forma bem clara, espera e vigia. Num raciocínio lógico essas duas ordens parecem contradizerem-se, não dá para vigiar enquanto se espera. Com esperar nos vem à mente a ideia de fazer nada e quando nada se faz não se pode estar numa disposição de vigilância. Com a palavra vigiar nos vem a ideia de estarmos numa disposição defensiva, que exige de nós algum trabalho, ainda que só atenção. Seja como for, não parece ser possível vigiar e dormir, por exemplo, para se vigiar é preciso estar bem desperto, mas será que esperar é de fato não fazer nada? É dormir? Não se contemplarmos o ser como corpo, alma e espírito.
      Esperar, sob o ponto de vista de uma orientação recebida de Deus, é parar num lugar, não retroceder nem prosseguir. Existe um descanso nisso, aliás uma orientação de Deus para descansarmos geralmente vem para que relaxemos e renovemos nossas forças, físicas e mentais. Mas esse descansar de Deus não se refere diretamente e necessariamente a atividades de nossos corpos. Podemos descansar em Deus e seguirmos desempenhando obrigações profissionais diárias, acordando cedo, trabalhando até o final do período, enfim, mantendo nossos corpos em movimento. O descansar de Deus é um descansar emocional e racional, e isso tem a ver com limpar a mente e pacificar as emoções. 
      Quando descansamos paramos de gerar ansiedades que se originam de pensamentos e emoções fora de controle, paramos de imaginar coisas desnecessárias, que podem nos prejudicar, nos cansar. Por desejarmos demais algo, podemos acabar criando isso nos pensamentos e nos sentimentos, sem que ainda exista fisicamente no mundo exterior, e não existe porque ainda não é o momento para isso. Por isso Deus orienta-nos a esperar, para pararmos de usar nosso mundo interior desnecessariamente. Mas como seres completos, corpo, alma e espírito, não basta-nos relaxar mente e coração, isso é esvaziar e limpar o templo, e essa situação pode ser perigosa, lugar vazio e limpo sempre interessa ao mal. 
      Nosso espírito deve estar em atividade, mas na atividade correta, em comunhão com Deus pelo Espírito Santo. É essa relação que nos permite vigiar, de forma que mente e coração estejam protegidos contra invasões perniciosas. Ao contrário do corpo, da mente e das emoções, nosso espírito não se cansa, não se estiver em comunhão com Deus, por isso o dom de línguas estranhas, por exemplo, é tão útil. Ele permiti-nos uma comunhão com Deus que nos alimenta espiritualmente e que não estressa nossa mente e nossos sentimentos. Falando em línguas não entendemos racionalmente o que falamos, assim não cansamos nossa mente, só sentimos no espírito a satisfação de estarmos em comunhão com Deus. 
      Ah, se tantos cristãos entendessem a bênção que é falar em línguas estranhas, o quanto descansa ao mesmo tempo que alimenta. É sentirmos as águas vivas do Espírito sendo derramadas sobre nossos corações, o óleo puro, fresco e perfumado sobre nossas cabeças, seja qual for a simbologia, é revigorante. Quantas doenças psicológicas como depressão e fobias são curadas na experiência desse dom tão simples e tão misterioso, que só experimentam os humildes que adoram a Deus de toda sua alma. Sim, dons espirituais são dados por Deus quando damos a ele uma livre adoração, só recebe quem dá, e dá sem segundas intenções, só para agradecer a Deus por ele existir e nos atrair à sua luz. 
      Quantas vezes, quando eu sabia que tinha que esperar, que aquilo que estava querendo não viria de imediato, e que não me restava nada a fazer senão aguardar o tempo de Deus, quantas vezes nessa expectativa, com a mente repleta de imaginações e os sentimentos presos a ansiedades, falei em línguas estranhas. Fiz isso devagar, deixando que novas línguas, e não só aquelas palavras que a maioria fala, viessem ao meu espírito e jorrassem, renovando-me, alimentando-me, libertando-me, me permitindo esperar em Deus em paz. Quantos adoecem mentalmente por tentarem viver um evangelho só intelectual, preso à palavra escrita, negando a si mesmos direito à viva palavra do Espírito. 
      Quem você será na eternidade? Será luz, paz, amor, se aprender a esperar e vigiar ainda neste mundo. Limpe a mente, de vícios, de mágoas, de medos, de imaginações descontroladas, isso é um trabalho de força de vontade. Depois cale suas ansiedades, ache paz no seu silêncio interior, então, mantenha seu espírito na presença de Deus. Tenha uma íntima comunhão com o Espírito Santo, adore ao Senhor, permita que as línguas estranhas venham, eis as chaves para que seus olhos e seus ouvidos espirituais sejam abertos. O mundo passa por um tempo estranho e terrível, perderemos muitas coisas e muitos amigos, só o poder do Espírito Santo nos dará forças para nos mantermos fiéis a Deus.

Esta é a 53ª parte da reflexão
“Quem você será na eternidade?”
dividida em 90 partes, para melhor
entendimento leia toda a reflexão.

José Osório de Souza, março de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário