domingo, março 06, 2022

Pastor, quem você será na eternidade? (35/90)

      “Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu o testemunho de boa confissão, que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo; a qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores; aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.” 
II Timóteo 6.12-16

      Para entendermos melhor a jornada de Jesus e de outros mestres do primeiro século, é importante conhecermos como funcionava a educação nesse tempo. Parte importante do ensino era itinerante, os alunos andavam com o professor de cidade em cidade, era um costume da época, o professor e seus alunos não eram andarilhos desempregados por causa disso. Alunos podiam ser sustentados pela família, mas os que não podiam dependiam da ajuda dos moradores das cidades com alimentação e moradia, vemos um exemplo disso em Lucas 10.1-16 quando Jesus envia os setenta (veja mais neste link). 
      Jesus era rabino, mestre, era professor, essa era sua profissão, ele escolheu alunos, os discípulos (Mateus 4.18-22). Jesus tinha experiência e conhecimento, obtidos antes do início de seu ministério, para desempenhar sua atividade. Jesus não era só alguém tentando divulgar uma nova religião ou a reforma de uma antiga. Hoje temos esse costume no ensino? Não, hoje o ensino é feito em lugares fixos, há leis que certificam escolas e faculdades como oficiais, entretanto, mistificando a vida de Jesus, muitos pastores tentam romantizar um costume antigo para dar legitimidade a seu despreparo. 
      Hoje, um pastor deveria ser um profissional legalizado, e nessa afirmação usei o termo “profissional” na melhor das interpretações. Profissional no sentido de ser alguém, após ser chamado espiritualmente, preparado intelectualmente em faculdades e seminários teológicos sérios, depois ser devidamente consagrado numa igreja por um grupo de pastores idôneos, para então começar a trabalhar. Infelizmente o termo profissional é interpretado do jeito errado, como empresário vendendo um produto para obter lucro, ainda que não se tenha preparo e muito menos chamada espiritual para tal.
      Não é fácil o trabalho de um pastor que milita a boa milícia da fé, ocupar-se em servir o outro, em tempo integral, atender os pedidos dos que sofrem, ter sempre uma palavra de esperança para dar, estar sempre de pé. Se para viver é preciso resiliência, muito mais para ser pastor, e não só para a própria sobrevivência, mas para ajudar outros a seguirem vivendo em Deus. Existem pastores verdadeiros hoje em dia? Sim, muitos, Deus os conhece e deles cuida, ainda que sejam menos “famosos” entre os homens. Quem deles precisou nunca deles se esquece, louva a Deus por eles, servos leais de Jesus. 
      Pastor, quem você será na eternidade? Seu homem interior estará coerente com o que você pregou? Que você seja um ser humano feliz por estar fazendo o que lhe é pedido por Deus. Se não sentir-se melhor pelo que se faz é consciência que deve haver em todo aquele que decide pelas vidas de muitos em áreas materiais deste mundo, também é consciência que será cobrada de pastor. Esse tem a missão de servir, não de ser servido, de entender que foi chamado por causa de ovelhas que precisavam do alimento que Deus lhe deu para dar a elas, e não para ser sustentado materialmente por elas. 
      Nem sermos líderes religiosos, por si só, nos faz melhores e com mais direitos na eternidade, o pastor não terá entrada no céu na frente de outros só por ser pastor, ninguém se engane. Se estamos fazendo o que Deus quer de nós, temos capacidade do Senhor dada a nós no tempo para fazer isso, por isso, ainda que fazendo com muito amor, não fazemos mais que nossa obrigação. Mas se alguém acha estar fazendo mais que deve, por isso os homens e Deus estão em dívida com ele, e que isso lhe deverá ser pago, se não aqui no céu, entenda melhor sua chamada e como desempenhá-la ou mude de área. 
      Como outras vezes já foi dito aqui, haverá muitas surpresas no exato instante após o corpo físico parar de funcionar e o espírito estiver livre para a eternidade, muitas surpresas serão para melhor, mesmo que se veja que as coisas não são bem como se pensava ser. O humilde sempre acha paz e luz. Contudo, haverá surpresas tristes e outras até piores. Os que experimentarem as tristes passarão por um tempo de aceitação, não do que o céu é, mas do que eles de fato são construído em seus homens interiores no mundo, por anos de escolhas equivocadas sobre o caminho da piedade e do temor a Deus. 
      Haverá, entretanto, os que experimentarão terríveis surpresas, esses se revoltarão por não receberem o que achavam que tinham direito, esses se escandalizarão com a verdadeira eternidade confrontada com as superstições e fantasias que a religião de homens construiu em suas mentes, ainda que o Espírito Santo lhes mostrasse a verdade. Esses terão um inferno para alojar invejas, ódios, vícios, culpas e revoltas contra tudo, principalmente contra Deus, que não sejamos um desses, antes andemos sempre no amor de Deus. Deus sempre nos conduz à verdade, o humilde sempre a encontra e a tempo. 
      “Rei dos reis e Senhor dos senhores, aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível, a quem nenhum dos homens viu nem pode ver”, lindíssima essa descrição que o texto bíblico inicial faz sobre o Cristo espiritual que nos será revelado na eternidade, me chamam a atenção os termos imortal e luz inacessível, que mistério profundo há nisso. Entendemos de fato o que isso significa? Muitos cristãos não entendem, ainda que creiam que terão vida eterna no céu. Imortalidade não é só nunca morrer, mas ser eternamente atraído pelo amor de Deus à sua mais alta luz e dizer sim. 

Esta é a 35ª parte da reflexão
“Quem você será na eternidade?”
dividida em 90 partes, para melhor
entendimento leia toda a reflexão.

José Osório de Souza, março de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário