domingo, março 27, 2022

Para ser íntimo de Deus (56/90)

      “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
Jeremias 29.13

      A boa refeição é aquela que não precisamos deixar a mesa sem estarmos totalmente satisfeitos, contudo, espiritualmente, muitos saem da presença de Deus insatisfeitos e acham que é assim que as coisas têm que ser. Não, as coisas não precisam ser assim, mas para que não sejam temos que nos libertar de fórmulas. Religiões são essencialmente fábricas de fórmulas, receitas podem ser anotadas, registradas, autenticadas e até comercializadas, fórmulas são coisas físicas, ainda que referindo-se ao plano religioso e espiritual, ainda que pondo o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo no meio. Fórmulas podem até terem tido origens legitimamente espirituais e eficientes, mas se tornaram fórmulas e perderam sua validade espiritual. 
      Qual a chave para acharmos a paz maior que Deus quer nos dar, e não nos acomodarmos às fórmulas, ainda que sejam autorizadas por lideranças religiosas? Trabalho, mas trabalho espiritual. O termo trabalho é adequado aqui para deixar claro que adentrarmos-nos na intimidade de Deus requer esforço, e sempre maior, por isso uma fórmula não serve, ela pode até ter levado alguém até um ponto, mas parou aí, fórmulas nos fazem ociosos espirituais. Ainda que tenhamos tido uma experiência real, profunda, poderosa com Deus ontem, se usarmos hoje a mesma fórmula não conseguiremos ir além. Deus é vivo, sempre nos atrai para mais perto dele, isso exige o trabalho de conhecermos coisas novas que não sabíamos ontem. 
      Na prática isso significa termos um tempo significativo e de qualidade na presença de Deus, não usando mantras emocionais ou mesmo falando as mesmas coisas em línguas espirituais estranhas, mas achando a paz maior no silêncio, descobrindo o segredo que existe em fazer o espírito sorrir para o Altíssimo, isso poderá nos ajudar a abrir nossos olhos e ouvidos espirituais. Nisso tudo nos cinge a fé, nos protege a luz e no atrai o amor, de forma que depois de termos falados tudo o que precisávamos, possamos, e essa é chave de uma oração que acha satisfação na presença de Deus, aprendermos a ouvir, a discernirmos a voz do Espírito Santo. Isso só se experimenta num silêncio espiritual muito especial na presença do Altíssimo. 
      Muitos falam muito com Deus, e Deus os ouve com amor, mas não aprenderam ainda a ouvir Deus falando, pensam que Deus só fala pela Bíblia e pelos pregadores, anulam assim a principal função do Santo Espírito consolador e professor. Me perdoem se eu estiver sendo repetitivo em algumas exortações nos últimos tempos do “Como o ar que respiro”, e em especial no estudo “Quem você será na eternidade?”, mas é que esse assunto é de suma importância. Só o entendimento disso nos libertará de homens, de mentiras, de religiões e de fórmulas que só conduzem à morte e ao inferno. Se queremos o céu, temos que prová-lo ainda aqui no mundo, pelo Espírito Santo, só isso nos fortalecerá contra o pecado e o mal. 
      Entretanto, é preciso que entendamos que diferente das coisas materiais, para as quais podemos usar receitas para acharmos, não funciona assim no mundo espiritual. Creiam, estou tentando de todas as formas usar aqui uma dialética esclarecedora, ainda que experiência espiritual só entende quem a tem. O que posso contar são os efeitos de uma vida com e sem essa intimidade com Deus, se você já a tem experimentado consegue entender o que estou dizendo. Se não teve essa experiência pode entender isso verificando se você não tem os efeitos disso, sabendo assim se tua vida de oração tem sido eficiente e se tuas prioridades espirituais têm sido as mais altas. Se for honesto consigo mesmo entenderá o que estou tentando dizendo. 
      No final o que vale são bons frutos que permanecem: libertação de pecado, que é o fruto da santidade que agrada a Deus, paz diferente que é o fruto que nos harmoniza interiormente e nos dá forças para seguirmos, e vida de amor, o fruto que põe em prática o que cremos com os homens ao nosso redor. Se você ainda segue preso a certos vícios, mesmo que sejam secretos e você diga que não prejudicam a ninguém a não ser a você mesmo, se ora bastante, mas não acha uma paz que excede todo o entendimento, e se depois de tanto esforço devocional você continua sem paciência para amar as pessoas, então, você não experimentou ainda uma oração de qualidade e intimidade com Deus, e pode ainda estar preso a fórmulas. 
      Linhas espiritualistas como ocultismos, cabala, magia e esoterismos, usam fórmulas, protocolos, ritos e sistemas, para terem contato e “controle” sobre potências espirituais. Mas isso é feito em rebeldia à vontade de Deus, propõem conexão com seres das trevas. É exatamente por isso que fórmulas podem até funcionar, seres mistificadores (demônios) gostam de mistificações, de máscaras, de rituais, isso agrada seus egos vaidosos e decaídos. Não funciona assim com Deus, para o Altíssimo basta-nos o nome de Jesus e o caminho de duas vias do Espírito Santo, que tanto permite que Deus nos ouça quanto o ouçamos, e que por isso é caminho reto de vida, não de morte, que nos leva a crescer em virtudes da luz mais alta do Senhor. 
      Não posso deixar de citar aqui aquele povo simples, pobre, às vezes sem formação superior, com um forte doutrinamento católico. Essas pessoas rezam repetindo fórmulas que aprenderam e fazem isso com o coração, colocam Deus em tudo em suas vidas, ainda que sob os filtros do catolicismo, cultuam a Deus ainda que debaixo da fechada liturgia católica. Mas há muitos em igrejas evangélicas assim, pagam dízimos, não faltam a cultos de consagração, mas também estão em cultos da semana que poucos vão, e não fazem isso por vaidade, como fazem muitos músicos que só participam de cultos lotados. Esses, católicos e evangélicos, usam fórmulas tradicionais para buscarem a Deus, isso é o que podem fazer e Deus respeita.
      Deus não ouve as orações desses? Sim, ouve, e com muito carinho cuida deles. Contudo, entendamos uma coisa, Deus tem chamadas diferentes para pessoas diferentes. Quem é chamado para ser ovelha, que seja, uma ovelha humilde, fiel e amorosa, mas quem é chamado para ser mais que isso deve sê-lo com temor a Deus e com muito esforço espiritual. Se Deus quer mais de você, saiba que você não terá paz enquanto não obedecer esse chamado, e se for saber mais que o humilde irmãozinho que só sabe o que lhe é ensinado, você deve buscar isso. Para quê, para ser maior? Não, para obedecer a Deus, e entenda algo, por experiência própria, tua provação pode ser saber e calar, só para que você seja útil orando por muitos. 

Esta é a 56ª parte da reflexão
“Quem você será na eternidade?”
dividida em 90 partes, para melhor
entendimento leia toda a reflexão.

José Osório de Souza, março de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário