sexta-feira, março 25, 2022

Vocação e Herança (54/90)

      “Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos” 
Efésios 1.17-18
 
      O texto bíblico inicial é trecho de uma oração que Paulo faz a Deus pelos cristãos de Éfeso. Apesar do texto ser de imensa profundidade, penso que muitos passam batido por ele, leem, mas sem entenderem de fato o que ele diz. Vou tentar resumir: Paulo pede que Deus dê aos efésios espírito de sabedoria e de revelação, para que, iluminados os olhos de seus entendimentos, saibam qual é a esperança de suas vocações e as riquezas da glória de suas heranças. Entendemos com isso que ser cristão é mais que saber que se é salvo e que se vai ao céu. Paulo enfatiza a necessidade de um conhecimento espiritual profundo, para que entendamos de fato qual é a qualidade da vocação e da herança que recebemos no Cristo.
      Uma pergunta pode ser levantada: “e daí, que importância tem isso para minha vida prática, no que isso pode melhorar meu dia a dia na realidade de sobrevivência no mundo?” Pode não fazer diferença direta nas coisas materiais de tua vida no mundo, mas mudará teu interior, levando você a não sofrer tanto com coisas menos importantes e que são passageiras, para assim ter paz. Em paz você fará menos uso dos escapismos dos prazeres físicos, com isso usará menos dinheiro com coisas erradas, sobrando mais tempo para fazer as coisas certas. Tua saúde física, teu bem estar como cidadão, a prosperidade de tua família podem ser melhores, não por você ter mais, mas por conseguir ser feliz com menos, à medida que é mais espiritual.
      O que sabe qual é a sua vocação em Deus tem a melhor esperança, os mais altos objetivos, os mais nobres propósitos. Fará sua parte no mundo, mas sabendo que não precisa depender das ilusões que são constantemente vendidas pelas mídias. Nossa vocação é o céu, o mundo é só uma passagem, justiça é só a divina que será estabelecida na eternidade, por isso não precisamos confiar em palavra de homens, ainda que se digam religiosos ou representantes políticos de cristãos. Nossa vocação não é apoiar obra humana, ministério de igreja, ideologia política, mas viver o evangelho e dar testemunho dele no mundo. Isso é mais que uma bandeira na mão, é nos apropriarmos de uma herança de glória em nossos homens interiores
      Se a vocação nos dá segurança para desempenharmos um trabalho, pois nos permite saber que temos uma chamada superior para fazer isso, sabermos que receberemos na eternidade uma herança nos consola e nos renova, pois nos dá esperança para persistirmos mesmo após termos feito bastante. Ah, meus queridos, não temos noção da herança que nos espera nas regiões celestes mais elevadas em Jesus no plano espiritual. Paulo usa os termos riquezas da glória, temos de fato entendimento sobre o que é isso? Nós que achamos que o melhor da vida está no que o dinheiro pode comprar e em prazeres que o corpo físico pode usufruir, como pensamos pequeno, como somos materialistas, mesmo orando a Deus e cantando louvores a ele.
      Quando a boca não puder mais comer e beber, quando os lábios não puderem mais beijar, nem os braços abraçarem, quando as mãos não puderem mais acariciar o ser amado, nem os dedos puderem dedilhar instrumentos musicais, quando os ouvidos não puderem mais ouvir sinfonias, quando os olhos não se fascinarem mais com a beleza dos corpos, nem o desejo puder ser seduzido pelo sexo, então, restará só o espírito. Esse poderá experimentar prazeres muito maiores se de fato tiver começado a prova-los no mundo, se de fato tiver aprendido a amar em primeiro lugar a Deus e às suas virtudes. Mas se além de ter conhecido e amado a Deus tiver recebido iluminação, administrará o céu com Jesus e servirá aos homens. 
      O religioso dá o dízimo, o iluminado adora a Deus com tudo que tem, o religioso dá paz do Senhor aos irmãos, o iluminado doa dinheiro ao pobre e estranho e não fala disso aos outros. O religioso conhece a Bíblia, os louvores, porta-se como evangélico decente, o iluminado coloca-se como luzeiro no mundo, intercede pelos necessitados, disponibiliza-se para Deus como soldado numa guerra espiritual em amor. O religioso odeia o diabo, o iluminado ama o endemoniado, o religioso obedece seu pastor, o iluminado sabe da humanidade de seu líder e o ajudará em segredo. O religioso tem certeza de sua salvação, o iluminado constrói o céu dentro de si no mundo, não será surpreendido pelo inferno porque de fato conhece a Deus.

Esta é a 54ª parte da reflexão
“Quem você será na eternidade?”
dividida em 90 partes, para melhor
entendimento leia toda a reflexão.

José Osório de Souza, março de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário