quarta-feira, outubro 18, 2023

Parte de algo maior

      “Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.Gálatas 5.25

      Siga a orientação do Espírito de Deus, seja parte de algo maior que você, assim fará a coisa certa e terá paz. Nunca estamos sós, ninguém está sozinho, ainda que não creia no mundo espiritual e nem confie em Deus. Somos todos parte de um eterno ciclo da vida, tanto no plano material quanto no plano espiritual. O que outros fazem tem influência sobre nós, o que fazemos tem influência sobre os outros. Precisamos de todos assim como todos precisam de nós. Essa interação nem sempre nos é consciente e nem precisa ser, necessário é estarmos conectados a Deus, se isso ocorre seremos úteis aos objetivos, providências e mistérios do Altíssimo. 
      Alguns têm o privilégio de saber que estão sendo usados, outros são usados ainda que não saibam, mas muitos são usados mesmo que não queiram. Importa que Deus saiba, e eis outra virtude grandiosa e exclusiva de Deus se manifestando, o sincronismo com que ele administra os movimentos dos universos e dos seres, tanto no plano material quanto no espiritual, fazendo que tudo funcione em harmonia e com equilíbrio. Alguns podem dizer, “num mundo com tanta injustiça e violência, onde há sincronismo, harmonia e equilíbrio?”. Pois há, só não há se olharmos sob o ponto de vista de seres presos à matéria durante curtas jornadas aqui. 
      Há coisas que sabemos, há coisas que não sabemos e podemos saber se merecermos e nos prepararmos, há coisas que não sabemos porque não queremos saber, e há coisas que ainda que queiramos saber nunca saberemos. Por quê? Deus sabe. Mas todos nós podemos buscar a Deus e nos colocarmos em profunda comunhão com ele para sabermos sua vontade num determinado assunto, que atitude tomarmos, que palavra darmos, que escolha fazermos. Por exemplo, ainda que devamos amar a todos, só intercedamos por quem Deus manda, e às vezes pessoas próximas a nós Deus orienta não nos conectarmos espiritualmente com elas. Por quê? Deus sabe e utiliza isso. 
      Somos viciados em ativismo, isso procede por um motivo legítimo, neste mundo precisamos trabalhar e produzir para nos mantermos vivos. Contudo, na maioria das vezes, vemos como trabalho só o material, e justamente por fazê-lo nos achamos no direito de não termos que fazer o outro trabalho, o moral, que fará diferença em nossa existência puramente espiritual na eternidade. Se trabalhamos uma semana inteira, achamos que temos direito a algum lazer e prazer na sexta-feira à noite, ainda que sujos e vãos. Deus usa tudo para nos conduzir à sua santa luz, mesmo o nada, para ele esperar é tão útil quanto fazer, retroceder é tão necessário quanto avançar.
      Se Deus não usa para construir, usa para destruir, e ambas as coisas têm propósito. Bem-aventurado o que é usado para construir valores morais, não só materiais, em sua própria existência e na do outro. Termos consciência que fazemos parte de algo maior mostra-nos o sentido da vida, assim podemos ser felizes mesmo fora de palcos e holofotes, mas no escuro exterior, sentados na plateia, aplaudindo show dos outros. Bem-aventurado quem honra quem honra merece e não processa qualquer grau de inveja e vingança. Nossa maior vocação é ser emanação de luz de Deus sobre os outros, a luz interior maior tem quem a reflete de cima para baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário