sexta-feira, outubro 27, 2023

Ninguém pode alegar que não sabia (5/5)

      “Quem é sábio observará estas coisas, e eles compreenderão as benignidades do Senhor.” Salmos 107.43

      O universo, criado por Deus, sob leis estabelecidas por Deus e que nem Deus desobedece, dá sinais. A lei mais importante é a da causa e efeito, da ação e reação, que diz “colhe-se o que se planta”, mas nada cresce num instante. Na natureza uma árvore pode demorar anos para crescer, assim, ninguém pode alegar que plantaram uma árvore no meio da sala de sua casa e não sabia. Uma árvore pode ser arrancada, mas se deixarmos para arrancá-la quando estiver crescida será mais difícil, raízes profundas cresceram e a prenderam ao chão. Assim é com o mal que plantamos, se estivermos atentos aos sinais poderemos nos livrar dele a tempo, senão suas raízes se aprofundarão, então, não haverá mais casa, só uma árvore enorme situada em lugar totalmente inapropriado. 
      Seja em nossa vida afetiva e sexual, em nossa saúde física e mental, em nossos filhos, ou em nossa profissão, o universo sempre informa-nos sobre o que fizemos e dá sinais sobre para onde isso está nos conduzindo. O dispositivo cósmico que faz o universo entregar sinais é parte do sistema de alerta de uma maravilhosa virtude de Deus, o amor. Por nos amar Deus é paciente, avisa-nos aos poucos e em todo o tempo. Ele dá oportunidade para que consertemos as coisas e de preferência de forma discreta, Deus não tem intenção de nos humilhar publicamente. Com o termo universo nos referimos a tudo, amigos nos avisam, parentes nos alertam, inimigos nos advertem, o Espírito Santo nos previne para acertarmos as coisas no melhor momento, e o melhor é já. 
      Por que não damos atenção aos sinais do universo? Porque isso implica em ajuste de percurso, em mudança de opinião, em perdermos diante de homens posições e posturas que nos fazem importantes diante deles. Dessa forma, sacrificamos vida pessoal, saúde, família, filhos e profissão, por vaidade e egoísmo. Como sempre, a vitória maior está na humildade, o humilde é sensível para ouvir a voz do Espírito Santo e diligente para obedecê-la. Já o orgulhoso ao ouvir a voz do universo dirá que é imaginação sua, coisa do diabo, negativismo de inimigo ou falsa profecia, não verá um leão feroz à sua frente querendo arrancar-lhe a cabeça, mas só um gatinho manso que ele pode afagar. Quem não dá atenção aos sinais do universo se verá fatalmente sozinho e humilhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário