terça-feira, outubro 31, 2023

Trabalho eterno (2/2)

      “E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” João 5.16-17

      O texto de Mateus 25.31-34, 41 expressa a ideia básica que os protestantes têm tradicionalmente do juízo, do céu e do inferno: “E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo,” “então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”.
      Contudo, Apocalipse 2.26 revela algo que passa batido na leitura que muitos evangélicos fazem da Bíblia. Esse texto pode mudar um pouco a ideia de um céu só contemplativo que normalmente muitos têm: “E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações”. Por que os salvos teriam poder sobre as nações no céu? Para que teriam esse poder, com que propósito? Se os salvos estiverem isolados numa região externa denominada “céu”, se nesse lugar, de ruas e construções de pedras e metais preciosos, só haverá salvos, por que salvos teriam direito de dominar pares, de subjuga-los, de controlar nações? Isso nos faz pensar que o céu talvez não vá ser lugar para ociosidade, mas para trabalho.
      Não podemos deixar de considerar que as palavras escritas no livro Apocalipse são de um homem do passado. Ainda que tenha tido uma genuína e poderosa experiência com Deus, João o evangelista registrou o que viu de acordo com o entendimento intelectual e as referências espirituais de um ser humano do primeiro século d.C.. Talvez, na concepção dele, ter poder sobre as nações era a mesma capacidade que tinham vencedores numa guerra física sobre os derrotados, uns tomando outros como escravos, ou, então, João pode só ter entendido que o salvo teria uma posição política superior, como a de governador ou de rei. Lembremos que essa não é a visão do evangelho, que diz que temos que amar e abençoar os inimigos. 
      Nem João o evangelista, que foi mais que um discípulo de Jesus, mas um dos amigos mais próximos do Cristo, pôde entender a profundidade da verdade entregue pelas boas novas do evangelho, sua superioridade sobre a velha aliança de Moisés, senão teria usado palavras diferentes no livro Apocalipse. Deus é perfeito, há um motivo de Jesus ter vindo no século I, mas na verdade isso não faz diferença naquilo que Deus objetivou mostrar à humanidade de todos os tempos pelos textos do novo testamento. Aqueles que de fato querem conhecer a Deus, e não só serem adeptos de religiões, buscarão o Altíssimo e receberão de seu Santo Espírito para saberem o que de fato João viu em suas visões quando preso na ilha de Patmos. 
      Levantemos uma conjectura: será que o trabalho dos que estão no céu não será recuperar os que estão no outro lugar? Para que viemos ao mundo? Não é para acumularmos riquezas materiais, nem para administrarmos o planeta ou nos desenvolvermos cientificamente. Deus nos permite fazer tudo isso, contudo, não para estabelecermos um reino na Terra, mas para conservarmos adequadamente a sala de aula ou o quarto de hospital, que é o plano material, o lugar que Deus usa para conhecermos a Jesus, nos aperfeiçoarmos moralmente e ajudarmos os outros a terem experiências iguais. Estamos no mundo para nos livrar de infernos e ajudar os outros no mesmo propósito, trabalhando para construir o céu dentro de todos. 
      Será que o plano espiritual mudará tanto em relação ao material? Será que tudo que fazemos e cremos aqui bastará para não fazermos mais nada lá? Será que todos que irão ao céu morrerão no mundo no mesmo nível de espiritualidade, assim como todos que forem ao inferno serão igualmente merecedores da mesma e extrema pena? Será que uma passagem neste mundo é suficiente para uns sofrerem terrivelmente para sempre e outros nada fazerem eternamente? Ou será que o amor de Deus seguirá trabalhando em suas criaturas, permitindo que os que já estão próximos dele como amigos ajudem os que estão distantes, mas que também são seus filhos? Tais questões são muito sérias, não vou respondê-las por você, se buscar achará as respostas. (Leia mais sobre esse tema em “Poder sobre as nações (46/90)).

Leia na postagem de ontem
a 1ª parte desta reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário