sexta-feira, outubro 13, 2023

Dores do justo

      “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.João 16.33
 
      “O ímpio tem muitas dores”, e o justo tem mais dores ainda, “mas àquele que confia no Senhor a misericórdia o cercará” (Salmos 32.10). Desculpe-me ter feito uma adição ao texto bíblico, mas penso que ela está implícita nele, senão pode parecer que o justo não tem problemas porque Deus o protege deles. O ímpio quando tem uma dor, e não estar perdoado por Deus é dor que leva a todas as outras, ele vai para a mesa de um bar, bebe todas, come um monte, fala bastante bobagens com amigos, depois vai para a casa, tem uma relação sexual pela metade, pois embriagado ninguém está íntegro, e dorme, muitas vezes só depois de “devolver” a comida no vaso. Isso parece exagerado? Mas é realidade de muita gente no mundo. 
      O justo, quando dói, procura pecado não confessado e recebe perdão, de Deus, de si mesmo, dos outros, se não há pecado ele procura obra do bem que não está fazendo para fazer, que pode ser o que o está deixando vazio e com espaço para sofrer desnecessariamente. Contudo, ainda que andando certo, em amor e vigilância de santidade, o justo sofre, é o que disse Jesus no texto bíblico inicial, no mundo tereis aflições, e constantes. Quando estamos bem ligados a Deus somos mais sensíveis, mas nunca imunes ao pecado. Iras, invejas, sensualidades, mágoas e ansiedades nos provocarão até nossa última inspiração de ar neste mundo, mas construir a melhor eternidade em nós é lutar contra as obras da carne e perseverar em vencer. 
      Muitos conquistam vitória na vida profissional e na moral, mas desistem antes do tempo, assim quando as tendências más lhes vêm, eles as resolvem do jeito errado, o jeito não espiritual, que não é o jeito de Jesus. Se sentem mágoa, ao invés de perdoarem quem os magoou, jogam a culpa da mágoa nesse. Se sentem inveja, ao invés de abençoarem o invejado e aceitarem que esse tem justo direito de estar desfrutando da prosperidade que causou a inveja, desmerecem os méritos do invejado para deslegitimarem para si mesmos a inveja, já que se aceitarem a inveja admitirão que o invejado merece ser invejado e lhes é superior. Alguns merecem ser “invejados”, mas não amaldiçoados, antes honrados e respeitados por isso.
      Enquanto o ímpio parece sofrer menos com o tempo, o justo sofre mais, principalmente se aprendeu que Deus lhe pede abrir mão de direitos, vaidades e posições humanas. Assim, com tempo o justo pode ver sua existência ficar menor diante dos homens, enquanto vê o ímpio crescendo no mundo. Entenda ímpio não necessariamente como alguém preso a vícios e crimes, mas alguém, que ainda que seja bom cidadão, tem seu ego como deus, a quem dá glórias, não a Deus, mesmo que nas palavras diga respeitar e temer a Deus. Quando se vive em humildade se é mais tentado a sentir-se desconfortável com a prosperidade dos outros, assim, manter-se fiel à nossa chamada traz mais aflições, mas tenhamos paz, Jesus venceu o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário